O cartão postal
a construção histórica de gênerotextual
Palavras-chave:
Gênero textual, Cartão postal, Hist´ória, SociedadeResumo
Este artigo é parte inicial da dissertação de mestrado (em andamento), cujo título é “Postal Publicitário, gênero Híbrido? O estudo da língua a partir de sua manifestação sócio-histórica”. De forma que o objetivo desse estudo é o de analisar o surgimento do cartão postal e seu estabelecimento como gênero textual aceito e reconhecido socialmente. Para isso, é necessário, a partir de uma perspectiva diacrônica, fazer um levantamento dos fatores sociais e históricos implicados em seu surgimento. A posição assumida é a de que gênero é, antes de tudo, uma ação social, de modo que se busca amparo teórico nos estudos, entre outros, principalmente, de Bakhtin (2003; 2004), Bazerman (2005; 2006; 2007), Marcuschi (2008) e Miller (2009). O cartão postal exemplifica como o gênero textual é um construto social cuja aceitação envolve “uma série historicamente desenvolvida de compreensões, acordos e instituições políticas, legais e sociais” (BARZEMAN, 2005, p. 24). Explorar a natureza da coletividade, como alerta Miller (2005), possibilita compreender como o gênero textual se constitui instrumento regulador das ações dos indivíduos que por meio de textos “criam novas realidades de significação, relações e conhecimento” (BARZEMAN, 2005, p. 19). O gênero não se concretiza do desejo individual, mas, antes do reconhecimento coletivo implicando uma existência, ou seja, um motivo social. Segundo Miller (2009, p.30), a exigência se encontra no mundo social, e não na percepção subjetiva nem mesmo numa “circunstância material”, pois “a exigência é uma forma de conhecimento social_ uma interpretação mútua de objetos, eventos, interesses e propósitos que não somente os ligam entre si, mas também os fazem o que são: uma necessidade social objetificada”.Downloads
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