A possibilidade de um "Não-Possível"
o grafite em uma perspectiva didática
Palavras-chave:
cultura, didática, educação, grafiteResumo
Os grafites são escritas urbanas que representam os sentidos das cidades, os contextos sóciohistóricocultural e o imaginário dos sujeitos, em sua maioria, de origem popular, membros do movimento hip-hop. Em várias escolas públicas do Grande Recife, é possível vislumbrar a existência de grafites em seus muros e paredes. Essas escritas são o nosso objeto de estudo. Tentamos analisá-las, a partir dos pressupostos teóricos da Análise (Crítica) do Discurso - A(C)D, dos estudos freirianos e dos preceitos pósmodernos de educação e de cultura, quanto à geração de sentidos discursivos e pedagógicos e às possibilidades de utilização em sala de aula como recurso didático (artefatos com objetivo de ensino-aprendizagem) e tema transversal (segundo os PCN's, conteúdos que perpassam as disciplinas dos currículos escolares), nas várias áreas do conhecimento. Com essa revisão teórica, pudemos refletir sobre: Quais as relações de sentidos geradas pelos grafites nas escolas? Quem são os sujeitos autores e receptores dos grafites em contextos escolares? Quais as suas concepções sobre os grafites como escritas urbanas e como possíveis recursos didáticos? Quais os recursos didáticos e temas transversais utilizados nessas salas de aula? Que prática pedagógica considera os hibridismos cultural e identitário visando aos princípios libertários? Quais as possibilidades didáticas que o grafite pode oferecer? Além dessas reflexões e das implicações que elas trazem para os estudos e pedagógicos, como uma das etapas metodológicas da pesquisa, realizamos um projeto de intervenção didático-pedagógica, que oportunizou a vivência de atividades comunitárias e de diálogo e partilha de saberes entre pesquisadores, professores e grafiteiros.Downloads
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