A possibilidade de um "Não-Possível"

o grafite em uma perspectiva didática

Autores

  • Renata Carvalho da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Mari Noeli Kiehl Iapechino Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

cultura, didática, educação, grafite

Resumo

Os grafites são escritas urbanas que representam os sentidos das cidades, os contextos sóciohistóricocultural e o imaginário dos sujeitos, em sua maioria, de origem popular, membros do movimento hip-hop. Em várias escolas públicas do Grande Recife, é possível vislumbrar a existência de grafites em seus muros e paredes. Essas escritas são o nosso objeto de estudo. Tentamos analisá-las, a partir dos pressupostos teóricos da Análise (Crítica) do Discurso - A(C)D, dos estudos freirianos e dos preceitos pósmodernos de educação e de cultura, quanto à geração de sentidos discursivos e pedagógicos e às possibilidades de utilização em sala de aula como recurso didático (artefatos com objetivo de ensino-aprendizagem) e tema transversal (segundo os PCN's, conteúdos que perpassam as disciplinas dos currículos escolares), nas várias áreas do conhecimento. Com essa revisão teórica, pudemos refletir sobre: Quais as relações de sentidos geradas pelos grafites nas escolas? Quem são os sujeitos autores e receptores dos grafites em contextos escolares? Quais as suas concepções sobre os grafites como escritas urbanas e como possíveis recursos didáticos? Quais os recursos didáticos e temas transversais utilizados nessas salas de aula? Que prática pedagógica considera os hibridismos cultural e identitário visando aos princípios libertários? Quais as possibilidades didáticas que o grafite pode oferecer? Além dessas reflexões e das implicações que elas trazem para os estudos e pedagógicos, como uma das etapas metodológicas da pesquisa, realizamos um projeto de intervenção didático-pedagógica, que oportunizou a vivência de atividades comunitárias e de diálogo e partilha de saberes entre pesquisadores, professores e grafiteiros.

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Biografia do Autor

Renata Carvalho da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. E-mail: rennatacarvalho86@gmail.com

Mari Noeli Kiehl Iapechino, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. E-mail: mnkiehl@uol.com.br

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Silva, R. C. da ., & Iapechino, M. N. K. . (2021). A possibilidade de um "Não-Possível": o grafite em uma perspectiva didática. Encontros De Vista, 6(2), 25–50. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4422

Edição

Seção

Artigos