Leitura literária
contribuições da análise do discurso
Palavras-chave:
literatura, leitura, análise do discursoResumo
Muitos estudos têm sido desenvolvidos sobre as conexões entre Literatura e Análise do Discurso. A obra literária instaura um jogo dialógico entre autor e leitor, marcado pelos implícitos que desafiam constantemente a imaginação dos leitores no processo de reconstrução textual. Pretende-se abordar a leitura literária como ato de coenunciação, percebendo o papel dinâmico do leitor nos processos de construção de sentidos a partir dos vestígios e indícios textuais indicados pelo autor. O principal objetivo deste artigo é contribuir para uma reflexão crítica sobre a leitura literária como ato cooperativo, no qual autores e leitores estão envolvidos numa relação dialógica. O ato de ler torna-se uma espécie de coenunciação, considerando algumas noções discutidas pela Análise do Discurso. Algumas abordagens (MAINGUENAU, 1996; BAKHTIN, 1993; WARNING, 1979; DELCROIX e HALLYIN, 1987; ECO, 1985) serão revisitadas, no sentido de ampliar as reflexões sobre leitura literária, reconhecendo-se as possíveis conexões entre literatura e análise do discurso.Downloads
Referências
AUBRIT, J.P. Le Conte et la Nouvelle. Paris: Armand Colin, 1997.
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. São Paulo: Unesp, 1993.
______. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre Literatura e História da Cultura. V.1. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BRANDÃO, H. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, SP: Pontes, 1996.
CHARAUDEAU, P. Para uma Nova Análise do Discurso. In: CARNEIRO, A.D. (Org.) O Discurso da Mídia. Rio de Janeiro: Oficina do autor, 1996.
D’ONOFRIO, S. Teoria do Texto. v.1. São Paulo: Ática , 1999.
ECO, H. Leitura do Texto Literário. Lisboa: Presença, 1993.
_____. Os Limites da Interpretação. São Paulo: Perspectiva, 1999.
FEHÉR, F. O Romance Está Morrendo? São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 1995.
GOTLIB, N. B. Teoria do Conto. São Paulo: Ática, 1989.
ISER, W. O Ato da Leitura. São Paulo: ed.34, v.1. 1996.
_____. The Significance of Fictionalizing. Anthropoetics: the Eletronic Journal of Generative Anthropology. v.3, n.2, 1998. Disponível em: <http://www.humnet.ucla.edu/humnet/anthropoetics/.
MAINGUENEAU, D. Pragmática para o Discurso Literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
_____. Elementos de Linguística para o Texto Literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
_____. O Contexto da Obra Literária. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
_____. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas, SP: Pontes, 1993.
ORLANDI, E. P. A Produção da Leitura e suas Condições. In: BARZOTTO, V.H. (Org.) Estado de Leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.
OTTEN. Sémiologie de la Lecture. In: DELCROIX, M.; HALLYN, F. Introduction aux Études Littéraires: méthodes du texte. Belgium : Duculot, 1987, p.340-350.
PRINCE, G. Introduction to the Study of the Narrative. In: TOMPKINS, J. (ed.).ReaderResponse Criticism: from formalism to Post-structuralism. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1986.
RYAN, M. L. The Pragmatics of Personal and Impersonal Fiction. Poetics. V.10. n.06. North-Holland, dec, 1981. p.517-539.
SILVA, E.T. Leitura na Escola e na Biblioteca. Campinas, SP: Papirus, 1995.
_____. Criticidade e Leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.
TODOROV, T. Mikhail Bakhtine: le príncipe dialogique. Paris: Seuil, 1981.
WARNING, R. Pour une Pragmatique du Discours Fictionnel. Poétique. n.39. 1979. p.321352.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.