Produção de textos nas Licenciaturas em Letras
Palavras-chave:
produção escrita, concepções de língua, licenciaturasResumo
Neste trabalho, procuramos identificar as concepções de língua subjacentes ao ensino de Língua Portuguesa, tal como se dá nos cursos de Letras de Universidades do Estado de Pernambuco, para apreender os limites e possibilidades de formação de um professor de Língua Portuguesa capaz de contribuir com um projeto de educação vinculado à luta pela democratização da sociedade brasileira. A pesquisa, realizada através de observações de aulas de professores em disciplinas variadas nesses cursos, partiu de estudos linguísticos que apontavam três diferentes concepções de língua, a saber: língua como expressão do pensamento; língua como meio de comunicação e língua como prática de interação social. Procedemos à análise dos dados obtidos a partir da observação de aulas de Língua Portuguesa ministradas ao longo do curso, perfazendo um total de 82 (oitenta e duas) aulas observadas. Das três atividades observadas em sala de aula – a prática de leitura, a prática de análise linguística e a prática de produção de textos –, aqui focalizamos apenas a última. Os dados revelaram que a possibilidade de formação de um professor de Língua Portuguesa comprometido com um projeto de sociedade mais humana, justa e preparada para responder aos inúmeros desafios postos pela contemporaneidade reside na união indissolúvel entre a teoria e a prática orientada por uma concepção de língua como prática social.Downloads
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