A importância cognitiva da linguagem dos folhetos de cordel no universo escolar
Palavras-chave:
ensino, literatura de cordel, linguagemResumo
Ao margear-se o cenário dos últimos dez anos da escola pública brasileira, tendo como foco os ensinos Fundamental e Médio, pode-se perceber que crianças, adolescentes e jovens estão cada vez mais desinteressados e entediados com o modelo de ensino que lhes é apresentado. Sabe-se que o ato de estudar ou de empenhar-se a aprender não é realmente fácil e nem sempre prazeroso. Qual deve, então, ser o papel da escola e dos professores diante de um mundo fora do universo escolar que oferece repletas atrações, principalmente tecnológicas? Será que o atual modelo de ensino vem fazendo sentido aos educandos, sendo capaz de atrair as suas atenções? O presente artigo se propõe a apresentar uma possibilidade de interação e diálogo com os alunos, buscando-se dinamizar os processos de ensino e de aprendizagem como alternativa para torná-lo mais agradável ao discente. Dentro dessa perspectiva, a literatura de cordel apresenta-se como uma linguagem interessante e como uma importante ferramenta pedagógica capaz de promover debates, questionamentos, despertar o imaginário e a reflexão nos educandos, assim como instigar a capacidade cognitiva deles. Em suma, é importante deixar claro que os exemplos e as situações problematizadas neste artigo apontam mais especificamente às aulas de História, mas podem, é claro, ser aproveitadas para as outras áreas do conhecimento.Downloads
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