A importância cognitiva da linguagem dos folhetos de cordel no universo escolar

Autores

  • Kalhil Gibran Melo de Lucena Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

ensino, literatura de cordel, linguagem

Resumo

Ao margear-se o cenário dos últimos dez anos da escola pública brasileira, tendo como foco os ensinos Fundamental e Médio, pode-se perceber que crianças, adolescentes e jovens estão cada vez mais desinteressados e entediados com o modelo de ensino que lhes é apresentado. Sabe-se que o ato de estudar ou de empenhar-se a aprender não é realmente fácil e nem sempre prazeroso. Qual deve, então, ser o papel da escola e dos professores diante de um mundo fora do universo escolar que oferece repletas atrações, principalmente tecnológicas? Será que o atual modelo de ensino vem fazendo sentido aos educandos, sendo capaz de atrair as suas atenções? O presente artigo se propõe a apresentar uma possibilidade de interação e diálogo com os alunos, buscando-se dinamizar os processos de ensino e de aprendizagem como alternativa para torná-lo mais agradável ao discente. Dentro dessa perspectiva, a literatura de cordel apresenta-se como uma linguagem interessante e como uma importante ferramenta pedagógica capaz de promover debates, questionamentos, despertar o imaginário e a reflexão nos educandos, assim como instigar a capacidade cognitiva deles. Em suma, é importante deixar claro que os exemplos e as situações problematizadas neste artigo apontam mais especificamente às aulas de História, mas podem, é claro, ser aproveitadas para as outras áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Kalhil Gibran Melo de Lucena, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduando do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE,integrante do Grupo de Estudos em História Social e Cultural – GEHISC e do Grupo de Estudos sobreEnsino e Saberes Históricos - GRESH. E-mail: kakogibinha@yahoo.com.br.

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Publicado

2021-08-23

Como Citar

Lucena, K. G. M. de. (2021). A importância cognitiva da linguagem dos folhetos de cordel no universo escolar. Encontros De Vista, 7(1), 82–94. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4442

Edição

Seção

Artigos