RPG e o ensino de história
diálogos e perspectivas
Palavras-chave:
ensino de história, roleplaying game, imaginaçãoResumo
O presente texto aponta a importância das linguagens alternativas no ensino da História, como meio para democratizar a produção de conhecimento e excitar a atividade discente, fazendo da sala de aula um ambiente de alegria e respeito. Dentre esses modos de ensino, encontra-se o roleplaying game, um jogo de interpretação e criação conhecido pela sigla RPG. A ideia é apontar que tal divertimento pode mesclar-se ao entendimento histórico, além de sociabilizar determinados alunos, graças ao seu caráter de interação e com isso, também instigá-los a debates. O jogo auxilia na produção de textos narrativos que unam elementos lúdicos aos históricos e também atua como motivação para pesquisas escolares. Através do RPG o docente pode narrar aventuras históricas aos seus pupilos, para que eles atuem como agentes históricos e se vejam como tais, o jogo pode ambientar qualquer cenário histórico, seja cronológico ou temático. Munido ao divertimento e à criatividade, pode-se esclarecer aspectos de antepassados, sejam estruturas políticas, mentais ou outras variadas. Através de um levantamento e fichamento de fontes, as mais relevantes foram usadas na perspectiva de empreender essa discussão, buscando contribuir para a formação e o aprofundamento no tema.Downloads
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