RPG e o ensino de história

diálogos e perspectivas

Autores/as

  • Raphael Xavier Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

ensino de história, roleplaying game, imaginação

Resumen

O presente texto aponta a importância das linguagens alternativas no ensino da História, como meio para democratizar a produção de conhecimento e excitar a atividade discente, fazendo da sala de aula um ambiente de alegria e respeito. Dentre esses modos de ensino, encontra-se o roleplaying game, um jogo de interpretação e criação conhecido pela sigla RPG. A ideia é apontar que tal divertimento pode mesclar-se ao entendimento histórico, além de sociabilizar determinados alunos, graças ao seu caráter de interação e com isso, também instigá-los a debates. O jogo auxilia na produção de textos narrativos que unam elementos lúdicos aos históricos e também atua como motivação para pesquisas escolares. Através do RPG o docente pode narrar aventuras históricas aos seus pupilos, para que eles atuem como agentes históricos e se vejam como tais, o jogo pode ambientar qualquer cenário histórico, seja cronológico ou temático. Munido ao divertimento e à criatividade, pode-se esclarecer aspectos de antepassados, sejam estruturas políticas, mentais ou outras variadas. Através de um levantamento e fichamento de fontes, as mais relevantes foram usadas na perspectiva de empreender essa discussão, buscando contribuir para a formação e o aprofundamento no tema.

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Biografía del autor/a

Raphael Xavier , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduando em História da UFRPE/DEHIST; bolsista de monitoria CGCP/PREG, orientado pelo prof. Dr.Tiago Gomes de Melo. E-mail: raphael.xb@hotmail.com.

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Publicado

2021-08-23

Cómo citar

Xavier , R. . (2021). RPG e o ensino de história: diálogos e perspectivas. Encontros De Vista, 7(1), 95–102. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4447

Número

Sección

Artigos