RPG e o ensino de história

diálogos e perspectivas

Autores

  • Raphael Xavier Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

ensino de história, roleplaying game, imaginação

Resumo

O presente texto aponta a importância das linguagens alternativas no ensino da História, como meio para democratizar a produção de conhecimento e excitar a atividade discente, fazendo da sala de aula um ambiente de alegria e respeito. Dentre esses modos de ensino, encontra-se o roleplaying game, um jogo de interpretação e criação conhecido pela sigla RPG. A ideia é apontar que tal divertimento pode mesclar-se ao entendimento histórico, além de sociabilizar determinados alunos, graças ao seu caráter de interação e com isso, também instigá-los a debates. O jogo auxilia na produção de textos narrativos que unam elementos lúdicos aos históricos e também atua como motivação para pesquisas escolares. Através do RPG o docente pode narrar aventuras históricas aos seus pupilos, para que eles atuem como agentes históricos e se vejam como tais, o jogo pode ambientar qualquer cenário histórico, seja cronológico ou temático. Munido ao divertimento e à criatividade, pode-se esclarecer aspectos de antepassados, sejam estruturas políticas, mentais ou outras variadas. Através de um levantamento e fichamento de fontes, as mais relevantes foram usadas na perspectiva de empreender essa discussão, buscando contribuir para a formação e o aprofundamento no tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Xavier , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduando em História da UFRPE/DEHIST; bolsista de monitoria CGCP/PREG, orientado pelo prof. Dr.Tiago Gomes de Melo. E-mail: raphael.xb@hotmail.com.

Referências

BLOCH, Marc. Apologia da História ou Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História, 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

DURANT, Will. História da Filosofia. Tradução: Luiz Carlos do Nascimento. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, 34ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREYRE, Gilberto. Assombrações do Recife Velho, 3ª ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1974.

HOBSBAWN, A Era das Revoluções. 21ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

JUSTIN, Achilli. Vampiro: a máscara. 3ª ed. São Paulo. Edição do Autor. 1996.

MARCATTO, Alfeu. Saindo do Quadro. São Paulo. Edição do Autor. 1996.

MARX, Karl. O Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2000.

NIETZSCHE, Friedrich. Para Além do Bem e do Mal. Tradução: Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2005.

NOGARE, Pedro Dalle. Humanismos e Anti-humanismos. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1982.

PONDSMITH, Michael Alyn. Castelo Falkenstein. São Paulo: Devir, 1999.

RICON, Luiz Eduardo. Mini-Grups: o quilombo dos Palmares. São Paulo: Devir, 1999.

RODRIGUES, Sônia. Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. São Paulo: Martin Claret, 2000. TOLKEIN, J. R. R. O Senhor dos Anéis. Tradução: Lenita Maria Rimoli Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

TSÉ, Lao. Tao te Ching. São Paulo: Martin Claret, 2003.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Xavier , R. . (2021). RPG e o ensino de história: diálogos e perspectivas. Encontros De Vista, 7(1), 95–102. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4447

Edição

Seção

Artigos