Reflexões sobre os rumos e desafios da escrita
da teoria à prática
Palavras-chave:
escrita, práticas sociais, ensinoResumo
Os PCNs (1998) atribuem ao ensino da escrita parte da responsabilidade pelo elevado índice de evasão no Ensino Fundamental I (EF). Daí porque, no presente artigo, promovemos uma reflexão crítica (teórica e prática) sobre os rumos e desafios do ensino da escrita nesse nível da aprendizagem. Nossa discussão está pautada no entendimento da escrita como uma atividade complexa que demanda conhecimentos linguísticos, textuais, discursivos e cognitivos. Por isso, propomos pensar essa prática como relevante para a construção de sujeitos sociais. A reflexão aqui desenvolvida se dá a partir da análise de encaminhamentos para a produção escrita em uma turma do 5º ano do EF. Nesse nível de ensino, parecenos ainda mais urgente traçar novos caminhos, já que identificamos uma prática de escrita descontextualizada e que está distante de promover a inserção do sujeito na atual sociedade. Ademais, uma aprendizagem efetiva nessa etapa da vida pode contribuir mais efetivamente não só para a continuidade da vida escolar do aluno, como também para que essa vida seja mais proveitosa nas demais etapas. Para compreendermos esses aspectos, retomamos as concepções de escrita que vigoraram com maior ou menor força em diferentes momentos do ensino de Língua Portuguesa, já que compreendemos ser daí a origem de uma prática mais ou menos efetiva.Downloads
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