Contracantos
estudos sobre o épico na poesia brasileira
Palavras-chave:
épico, epopeia, contemporaneidadeResumo
Este trabalho analisa de que forma o gênero épico continua presente na poesia brasileira, visto que a tendência à lírica foi tratada como a única voz possível dentro do panorama da poesia brasileira mais recente, sobretudo na voz dos teóricos e críticos que abarcaram as suas análises e vistas sobre essa parcela considerável, mas não única, da produção poética. Para tanto, nos embasaremos em teóricos que (contrariando aos postulados críticos que asseguravam, na modernidade, a morte da epopeia) salientam, em seus estudos, a poiésis elevada que se constitui a produção de alguns poetas brasileiros. Assim, as obras Formação épica da literatura brasileira (1987), de Anazildo Vasconcelos da Silva, e Avatares da epopeia na poesia brasileira do final do século XX (2009), de Saulo Neiva, serão o corpus teórico fundamental para o nosso artigo, confirmando a permanência do gênero épico na contemporaneidade. Além deles, nos apoiaremos em ensaios sobre o épico, presentes em Octavio Paz (2009) e Borges (2000), a fim de referenciarmos esta análise para além do caso brasileiro. Com isso, comporemos um quadro sucinto em torno dos estudos que firmam a sobrevivência dos cantos épicos na poesia brasileira.Downloads
Referências
BORGES, Jorge Luis. Esse ofício do verso. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Dicionário Houaiss eletrônico da língua portuguesa. [CD-ROM]. São Paulo: Editora Objetiva, 2009.
ELLIOT, T. S.. Ensaios. São Paulo: Art Editora, 1989.
NEIVA, Saulo. Avatares da epopeia na poesia brasileira do final do século XX.
Recife: Editora Massangana, 2009.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Inútil poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
______. Altas literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
RAMALHO, Christina. Elas escrevem o épico. Santa Cruz do Sul: Editora Mulheres, 2005.
SILVA, Anazildo Vasconcelos. Formação épica da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Elo, 1987.
______. RAMALHO, Christina. História da epopeia brasileira – Teoria, Crítica e Percurso. vol. 1. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
VENTURA, Denise Freire; CARVALHO, Rafael Barrozo; SIGNORELI, João Antônio Marra. Presença do Estilo Épico na Poesia Brasileira Moderna e Contemporânea.
in: Revista Visão Acadêmica; Universidade Estadual de Goiás. ed. 10/2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.