Contracantos

estudos sobre o épico na poesia brasileira

Autores

  • Carlos Gomes de Oliveira Filho Faculdade de São Miguel

Palavras-chave:

épico, epopeia, contemporaneidade

Resumo

Este trabalho analisa de que forma o gênero épico continua presente na poesia brasileira, visto que a tendência à lírica foi tratada como a única voz possível dentro do panorama da poesia brasileira mais recente, sobretudo na voz dos teóricos e críticos que abarcaram as suas análises e vistas sobre essa parcela considerável, mas não única, da produção poética. Para tanto, nos embasaremos em teóricos que (contrariando aos postulados críticos que asseguravam, na modernidade, a morte da epopeia) salientam, em seus estudos, a poiésis elevada que se constitui a produção de alguns poetas brasileiros. Assim, as obras Formação épica da literatura brasileira (1987), de Anazildo Vasconcelos da Silva, e Avatares da epopeia na poesia brasileira do final do século XX (2009), de Saulo Neiva, serão o corpus teórico fundamental para o nosso artigo, confirmando a permanência do gênero épico na contemporaneidade. Além deles, nos apoiaremos em ensaios sobre o épico, presentes em Octavio Paz (2009) e Borges (2000), a fim de referenciarmos esta análise para além do caso brasileiro. Com isso, comporemos um quadro sucinto em torno dos estudos que firmam a sobrevivência dos cantos épicos na poesia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Gomes de Oliveira Filho, Faculdade de São Miguel

Graduado em Letras (Faculdade São Miguel).

Referências

BORGES, Jorge Luis. Esse ofício do verso. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Dicionário Houaiss eletrônico da língua portuguesa. [CD-ROM]. São Paulo: Editora Objetiva, 2009.

ELLIOT, T. S.. Ensaios. São Paulo: Art Editora, 1989.

NEIVA, Saulo. Avatares da epopeia na poesia brasileira do final do século XX.

Recife: Editora Massangana, 2009.

PAZ, Octavio. Signos em rotação. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Inútil poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

______. Altas literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

RAMALHO, Christina. Elas escrevem o épico. Santa Cruz do Sul: Editora Mulheres, 2005.

SILVA, Anazildo Vasconcelos. Formação épica da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Elo, 1987.

______. RAMALHO, Christina. História da epopeia brasileira – Teoria, Crítica e Percurso. vol. 1. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

VENTURA, Denise Freire; CARVALHO, Rafael Barrozo; SIGNORELI, João Antônio Marra. Presença do Estilo Épico na Poesia Brasileira Moderna e Contemporânea.

in: Revista Visão Acadêmica; Universidade Estadual de Goiás. ed. 10/2010.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Oliveira Filho, C. G. de . (2021). Contracantos: estudos sobre o épico na poesia brasileira. Encontros De Vista, 10(2), 17–27. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4462

Edição

Seção

Artigos