Concepções de linguagem e conceitos correlatos
a influência no trato da língua e da linguagem
Palavras-chave:
concepção de linguagem, ensino de Língua Portuguesa, sociointeracionismoResumo
Quando se trata de educação pela linguagem, devemos considerar as diferentes concepções que permearam e permeiam o ensino de Língua Portuguesa e os documentos oficiais que retratam as principais tendências linguísticas de cada período e orientam, oficialmente, o trabalho com a linguagem nas escolas. Assim, tendo como sustentação teórica as discussões de Antunes (2003), Possenti (1996), Travaglia (1996), Geraldi (2004), Bakhtin/Volochínov (2006), entre outros, objetivamos, neste artigo, discutir a respeito das concepções de linguagem e os conceitos subjacentes a cada uma delas e, ainda, apresentar um quadro síntese de conceitos relacionados a essas concepções, a fim de ilustrar nossas discussões. Nesse sentido, faremos, primeiramente, uma contextualização da história do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, a fim de relacionar esse percurso histórico às LDBs n. 4024/61, 5692/71 e 9394/96 e às correntes linguísticas predominantes em cada momento. Em seguida, discorreremos sobre as concepções de linguagem e os conceitos relacionados com cada tendência. Por fim, apresentaremos, de maneira sintética e metodologicamente simples, um quadro síntese de tais noções. Acreditamos que discutir esse tema é importante, pois seu reflexo está presente em todas as práticas pedagógicas, as quais resultam das opções teórica e metodológica adotadas para sustentar o desenvolvimento das atividades relacionadas à língua e à linguagem.Downloads
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