Concepções de linguagem e conceitos correlatos

a influência no trato da língua e da linguagem

Autores

  • Shirlei Aparecida Doretto Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM
  • Adriana Beloti Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM

Palavras-chave:

concepção de linguagem, ensino de Língua Portuguesa, sociointeracionismo

Resumo

Quando se trata de educação pela linguagem, devemos considerar as diferentes concepções que permearam e permeiam o ensino de Língua Portuguesa e os documentos oficiais que retratam as principais tendências linguísticas de cada período e orientam, oficialmente, o trabalho com a linguagem nas escolas. Assim, tendo como sustentação teórica as discussões de Antunes (2003), Possenti (1996), Travaglia (1996), Geraldi (2004), Bakhtin/Volochínov (2006), entre outros, objetivamos, neste artigo, discutir a respeito das concepções de linguagem e os conceitos subjacentes a cada uma delas e, ainda, apresentar um quadro síntese de conceitos relacionados a essas concepções, a fim de ilustrar nossas discussões. Nesse sentido, faremos, primeiramente, uma contextualização da história do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, a fim de relacionar esse percurso histórico às LDBs n. 4024/61, 5692/71 e 9394/96 e às correntes linguísticas predominantes em cada momento. Em seguida, discorreremos sobre as concepções de linguagem e os conceitos relacionados com cada tendência. Por fim, apresentaremos, de maneira sintética e metodologicamente simples, um quadro síntese de tais noções. Acreditamos que discutir esse tema é importante, pois seu reflexo está presente em todas as práticas pedagógicas, as quais resultam das opções teórica e metodológica adotadas para sustentar o desenvolvimento das atividades relacionadas à língua e à linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlei Aparecida Doretto, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM

Professora Colaboradora Auxiliar do Departamento de Letras da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – Fecilcam.

Adriana Beloti, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM

Professora Colaboradora Assistente do Departamento de Letras da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – Fecilcam.

Referências

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12ª ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BRONCKART, J-P. Atividade de Linguagem, Textos e Discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e Linguística. São Paulo: _____, 1989.

GERALDI, J. W. Concepções de Linguagem e Ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na Sala de Aula. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2004, pp. 39- 46.

______. In: XAVIER, A. C.; CORTEZ, S. (Orgs.). Conversas com Lingüistas: virtudes e controvérsias da lingüística. 2ª impr. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

KOCH, I. G. V. Desvendando os Segredos do Texto. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 3ª ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa. Curitiba, 2008.

PERFEITO, A. M. Concepções de Linguagem, Teorias Subjacentes e Ensino de Língua Portuguesa. In: RITTER, L. C. R.; SANTOS, A. R. (Orgs.). Concepções de Linguagem e Ensino de Língua Portuguesa. Coleção Formação de Professores EAD, n. 18. Maringá: Eduem, 2005, v. 1, pp. 27- 79.

POSSENTI, S. Por que (não) Ensinar Gramática na Escola. Campinas, SP: ALB: Mercado de Letras, 1996.

SOARES, M. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 1996.

ZANINI, M. Uma Visão Panorâmica da Teoria e da Prática do Ensino de Língua Materna. In. Acta Scientiarum, 21(1), Maringá, 1999, pp. 79- 88.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Doretto, S. A., & Beloti, A. . (2021). Concepções de linguagem e conceitos correlatos: a influência no trato da língua e da linguagem. Encontros De Vista, 8(2), 79–94. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4470

Edição

Seção

Artigos