Letramento digital no ensino médio

diálogos com os desafios da escola na sociedade tecnológica

Autores/as

  • Carolina Holanda Constant do N. P. Rosendo Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Myllena Karina Miranda dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Ivanda Maria Martins Silva Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palabras clave:

letramento digital, leitura, escrita, ensino médio

Resumen

Na cibercultura (LÉVY, 1999), o indivíduo precisa desenvolver estratégias para acessar, localizar, selecionar e avaliar criticamente a informação disponibilizada no ciberespaço, além de conhecer as normas que regem a comunicação mediada por computador. Nesse contexto, o letramento digital configurase como conceito amplamente (re)visitado, percebendo-se as relações dos sujeitos com “as práticas letradas mediadas por computadores e outros dispositivos eletrônicos” (BUZATO, 2003, p. 03). Dos livros impressos às telas dos computadores, leitores e autores (re)descobrem seus papéis no mundo digital. Novas competências são postas para educadores e educandos, visto que os processos de ensino-aprendizagem são redimensionados em função das mediações tecnológicas que surgem a partir do acesso às mídias digitais. Pretende-se investigar as práticas de letramento digital de alunos do ensino médio, tendo em vista a necessidade de a escola reavaliar planejamentos e ações didáticas, no sentido de contribuir para a formação crítica de leitores e produtores de textos. Como aportes teóricos foram utilizadas as abordagens de Coscarelli (2005); Soares (2002); Buzato(2003-2007); Rojo (2007); Lima e Araújo (2011); Marcuschi e Xavier (2004), em relação aos conceitos de letramento digital. A pesquisa é fruto do projeto Letramento digital: redes sociais e gêneros digitais na motivação nas práticas de leitura e escrita na escola, que participa do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Letras/ UFRPE.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Holanda Constant do N. P. Rosendo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Licencianda em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), bolsista do PIBIDLetras, DLCH-UFRPE. E- mail: carolina.constant@hotmail.com

Myllena Karina Miranda dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Licencianda em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), bolsista do PIBIDLetras, DLCH-UFRPE. E- mail: mymykarina@yahoo.com.br

Ivanda Maria Martins Silva, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Doutora em Letras (UFPE), professora do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE e Coordenadora do Curso de Letras (UAB-UFRPE). E- mail: martins.ivanda@gmail.com Apoio: CAPES.

Citas

ARAÚJO, V.; GLOTZ, R. O Letramento digital enquanto instrumento de inclusão social e democratização do conhecimento: desafiosatuais. Revista Paidéi@, Unimes Virtual, Volume 2, número 1, jun.2009. Disponível em: <http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br >. Acesso em: 19/05/2012.

BUZATO, M. Letramento digital abre portas para o conhecimento. Portal Educarede, 11 mar. Disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/html/index_busca.cfm> Acesso em 12 mar. 2004.

_____. Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais .Trab. Ling. Aplic., Campinas, 46(1): 45-62, Jan./Jun. 2007

_____. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede 2006. Disponível em: http://www.educared.org/educa/img_conteudo/marcelobuzato.pdf. Acesso em: 04 julho 2010.

COSCARELLI, C. V. (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica. 2002.

COSCARELLI, C. V; RIBEIRO (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possiblidades pedadógicas. Belo Horizonte: Autêntica. 2005.

FONSECA, M. Letramento digital: uma possibilidade de inclusão social através da utilização de software livre e da educação a distância. 2005, 58 f. Monografia.

Especialização em ARL - Administração em Redes Linux. Programa de pós- graduação em ARL. FAEPE – Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Lavras. Lavras, Minas Gerais, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREITAS, M. Tecnologias digitais e cinema na formação de professores. In: FREITAS, M. (Org.). Escola, tecnologias digitais e cinema. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento. Campinas: Mercado das Letras. 1995.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIMA, S.; ARAÚJO, J. Relações entre letramento digital e atividades on-line o processo de ensino-aprendizagem de língua materna em ambientes virtuais. In: GONÇALVES, A.; PINHEIRO, A. (orgs.). Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

MARCUSCHI, L. A. & XAVIER, A C., Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

MARINHO, M (Org.). Ler e navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas: Mercado de Letras. 2001.

MATTAR, J.; VALENTE, C. Second life e web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.

MELO, J. M. Os meios de comunicação de massa e o hábito de leitura. In: BARZOTTO, V. H. (Org.). Estado de leitura. Campinas: Mercado de Letras. 1999.

OLIVEIRA, Aristóteles da Silva. Inclusão digital. IN: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (ORG.) Experiências com tecnologias de informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2006.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. The Horizon, v. 9, n. 5, 2001.

ROJO, R. Letramentos Digitais – A Leitura Como Réplica Ativa. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 46(1): 63-78, Jan./Jun. 2007.

____. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

______. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade: Campinas, v.23, n.81, p.143-160, dez. 2002.

SILVA, I. Literatura em sala de aula: da teoria à prática escolar. Recife: Programa de Pós-graduação em Letras. Coleção Teses, 2005.

TELES, A. A revolução das mídias sociais. São Paulo, M. books, do Brasil, 2010.

VALENTE, C.; MATTAR, J. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 1991.

Publicado

2021-08-28

Cómo citar

Rosendo, C. H. C. do N. P. ., Santos, M. K. M. dos ., & Silva, I. M. M. . (2021). Letramento digital no ensino médio: diálogos com os desafios da escola na sociedade tecnológica. Encontros De Vista, 9(1), 36–48. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4476

Número

Sección

Artigos