Letramento digital no ensino médio

diálogos com os desafios da escola na sociedade tecnológica

Autores

  • Carolina Holanda Constant do N. P. Rosendo Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Myllena Karina Miranda dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Ivanda Maria Martins Silva Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palavras-chave:

letramento digital, leitura, escrita, ensino médio

Resumo

Na cibercultura (LÉVY, 1999), o indivíduo precisa desenvolver estratégias para acessar, localizar, selecionar e avaliar criticamente a informação disponibilizada no ciberespaço, além de conhecer as normas que regem a comunicação mediada por computador. Nesse contexto, o letramento digital configurase como conceito amplamente (re)visitado, percebendo-se as relações dos sujeitos com “as práticas letradas mediadas por computadores e outros dispositivos eletrônicos” (BUZATO, 2003, p. 03). Dos livros impressos às telas dos computadores, leitores e autores (re)descobrem seus papéis no mundo digital. Novas competências são postas para educadores e educandos, visto que os processos de ensino-aprendizagem são redimensionados em função das mediações tecnológicas que surgem a partir do acesso às mídias digitais. Pretende-se investigar as práticas de letramento digital de alunos do ensino médio, tendo em vista a necessidade de a escola reavaliar planejamentos e ações didáticas, no sentido de contribuir para a formação crítica de leitores e produtores de textos. Como aportes teóricos foram utilizadas as abordagens de Coscarelli (2005); Soares (2002); Buzato(2003-2007); Rojo (2007); Lima e Araújo (2011); Marcuschi e Xavier (2004), em relação aos conceitos de letramento digital. A pesquisa é fruto do projeto Letramento digital: redes sociais e gêneros digitais na motivação nas práticas de leitura e escrita na escola, que participa do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Letras/ UFRPE.

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Biografia do Autor

Carolina Holanda Constant do N. P. Rosendo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Licencianda em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), bolsista do PIBIDLetras, DLCH-UFRPE. E- mail: carolina.constant@hotmail.com

Myllena Karina Miranda dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Licencianda em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), bolsista do PIBIDLetras, DLCH-UFRPE. E- mail: mymykarina@yahoo.com.br

Ivanda Maria Martins Silva, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Doutora em Letras (UFPE), professora do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE e Coordenadora do Curso de Letras (UAB-UFRPE). E- mail: martins.ivanda@gmail.com Apoio: CAPES.

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Publicado

2021-08-28

Como Citar

Rosendo, C. H. C. do N. P. ., Santos, M. K. M. dos ., & Silva, I. M. M. . (2021). Letramento digital no ensino médio: diálogos com os desafios da escola na sociedade tecnológica. Encontros De Vista, 9(1), 36–48. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4476

Edição

Seção

Artigos