Utopias e ficção científica
Ray Bradbury e Philip K. Dick
Palavras-chave:
utopia, Philip K. Dick, Ray BradburyResumo
Ray Bradbury e Philip K. Dick são dois dos mais relevantes autores da ficção científica surgidos no século XX. As crônicas marcianas, escrita por Bradbury, e “Minority Report”, de autoria de Philip K. Dick, são obras representativas de cada autor e apresentam marcantes representações vinculadas à tradição dos textos utópicos. Este artigo realiza uma leitura dos textos citados articulando-os com a história da ficção científica e com a relação entre ficção científica e utopia. Através das contribuições de Causo (2003), Hansen (2003), James (2008), entre outros, é possível identificar nas obras em análise duas diferentes formas de representação utópica: em Bradbury, a afirmação da possibilidade de construção de uma comunidade utópica; em Philip K. Dick, por outro lado, encontramos uma leitura cética a respeito de qualquer implementação prática dos projetos utópicos. Para Bradbury, o planeta Marte representa um paraíso a ser reencontrado; para Philip K. Dick, o futuro será necessariamente marcada por uma experiência distópica.Downloads
Referências
BRADBURY, Ray. As crônicas marcianas. Rio de Janeiro: Globo editora, 2007.
CARNEIRO, Flávio. No país do presente: Ficção brasileira no início do século XXI. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
CAUSO, Roberto de Sousa. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
DICK, Philip K. Minority Report: A nova lei. Rio de Janeiro: Record, 2002.
HANSEN, João Adolfo. Prefácio. In: CAUSO, Roberto de Sousa. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
JAMES, Edward. Utopias and anti-utopias. In: JAMES, Edward; MENDLESOHN, Farah (orgs.). The Cambridge companion to science fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
NAZARIO, Luiz. Monstros marcianos. In: JEHA, Julio (org.). Monstros e monstruosidades na literatura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
PEIXOTO, Nelson; OLALQUIAGA, Maria Celeste. O futuro do passado: a pósmodernidade na ficção científica. In: Pós-modernidade. 5.ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
WELLS, H.G. O ovo de cristal. In: TAVARES; Braulio. Contos fantásticos no labirinto de Borges. São Paulo: Casa da Palavra, 2005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.