O livro didático como uma tradição discursiva
uma proposta de análise
Palavras-chave:
livro didático de português, tradição discursiva, ensinoResumo
Muitos têm sido os olhares lançados sobre o Livro Didático de Português, o olhar pedagógico, político, econômico que prescrevem, criticam ou denunciam, sem situá-lo na linha do tempo, nem levando em consideração o peso da história para esses livros. Diante disso, o objetivo desse artigo é apresentar o Livro Didático de Português como uma Tradição Discursiva. Para tanto, fizemos uma breve apresentação do conceito de Tradição Discursiva, suas características básicas para, a partir daí, apresentarmos o Livro Didático de Português como uma Tradição Discursiva diretamente relacionada com o contexto educacional, responsável por organizar os conteúdos autorizados para o ensino de língua portuguesa ao longo dosséculos, com o intuito muito mais de entendê-los, do que criticá-los, ou avaliálos. Tradição essa que evoca/repete saberes e discursos didatizados no decorrer dos anos, situando o Livro Didático de Português em cada época como uma Tradição Discursiva que responde aos anseios da comunidade escolar em cada período histórico, assim como uma tradição que reflete os fatos históricos e os atores responsáveis por sua concepção, além de ser responsável por organizar os conteúdos autorizados para o ensino de língua materna ao longo dos séculos. Daí, concebê-lo como uma Tradição Discursiva nos permite recuperarmos toda essa história, tão importante para todos que, direta ou indiretamente, convivem com esse livro didático.Downloads
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