O livro que "abre caminhos"

entre experiências de leitura, representações e afetividade

Autores

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Palavras-chave:

livro, leitor, experiências de leitura

Resumo

Diante da constatação de que uma senhora conservava durante décadas seu material de leitura, o artigo propõe-se a compreender a relação e o vínculo que se estabelece entre o leitor e a leitura tendo por intermédio o livro. O texto constitui-se parte da pesquisa de Mestrado, realizada na FEUnicamp, vinculada ao grupo de pesquisa ALLE, intitulada O livro: objeto de estudo e de memória de leitura. O trabalho utiliza-se do relato da experiência de leitura e do material usado na escolarização como objeto de análise, napretensão de apreender os sentidos atribuídos à leitura e ao objeto-livro no decorrer do tempo. Assim, utilizando excertos da entrevista e imagens da ação leitora sobre e com os livros de leitura, o trabalho destacará os movimentos de interação e afetividade que circundam o leitor e um material de leitura usado em sua escolarização. Para tanto, tem-se como aporte teórico os estudos de Chartier (1994, 1996, 1999) entre outros autores que trazem a materialidade do livro como desencadeadora de ações leitoras.

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Biografia do Autor

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Doutoranda em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestreem Educação pela FE/UNICAMP (2009), integrante do grupo de pesquisa ALLE – Alfabetização, Leiturae Escrita.

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Publicado

2021-08-23

Como Citar

Goulart, I. do C. V. (2021). O livro que "abre caminhos": entre experiências de leitura, representações e afetividade. Encontros De Vista, 10(2), 79–94. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4486

Edição

Seção

Artigos