Textualização do discurso
o livro didático como hipertexto
Palavras-chave:
Textualização, Discurso, Hipertexto, Hipertleitura, Livro DidáticoResumo
O livro didático tem passado por mudanças e sido submetido a olhares diversos ao longo de sua história. Do descarte à reformulação, muito já se disse em relação a este complexo objeto de conhecimento. Resultados de pesquisas diversas mostram como o livro didático evoluiu em termos de conteúdos e de formas de apresentação. Neste artigo, interessa-nos o olhar para as mudanças ocorridas em relação aos aspectos organizacionais do livro didático e para que implicações que isso tem trazido para uma pedagogia da leitura. Ou seja, interessa-nos analisar o livro didático como um objeto hipertextual, numa perspectiva de texto como hipertexto (KOCH, 2000; BARROS, 2004), que põe em cena um hiperleitor, mesmo no texto "tradicional". Para tanto, apresentaremos resultados da análise de livros didáticos dosprimeiros anos do ensino fundamental, onde se pode observar que os imperativos de constituição do conhecimento, a influência das mídias computacionais sobre os formatos textuais e os avanços das discussões na área de linguagem, particularmente o conceito de gênero, fazem com que os livros didáticos assumam uma feição diferente na atualidade, caracterizando-se como um hipertexto. Daremos ênfase à descrição/análise de aspectos organizações como boxes, links, elementos multimodais e outros. Toda essa mudança intervém nos gestos de leitura e lança questões para os estudos nesta área, especialmente no que se refere à formação de um leitor com olhar amplo que consiga interagir com um objeto multifacetado, como o livro didático, que encampa diferentes linguagens, diferentes gêneros, com diferentes formas de expressão do conhecimento.Downloads
Referências
BARROS, J. da S. Intercalação, (Meta)enunciação e autoria: uma análise textualdiscursiva da interposição. Campinas, Tese de Doutorado em Lingüística. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, SP. 2004.
_____. O texto na era do hipertexto. Academos. Revista Eletrônica da FIA. Vol. III. No 3. Jul a dez de 2007. ISSN: 1809-3604
BITTENCOURT, Circe. Em foco: História, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP. São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 30, n. 3, set./dez. 2004, p. 471-473.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. Trad. Fulvia M. L. Moreto. São Paulo: Unesp, 2002.
CHOPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP. São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 30, n. 3, set./dez. 2004, p. 564-565.
COSCARELLI, Carla Viana. Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio. In. Araújo, Júlio César (Org). Linguagem em (Dis)curso. Palhoça, Santa Catarina: PPGCL/UNISUL. vol 9 no 3, set. / dez., 2009 ISSN1982-4017 (online); ISSN 1518-7632 (impressa) p. 549-564.
EUGÊNIO, R. da S. A hipertextulidade no livro didático de matemática. Monografia apresentada ao curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns, 2007.
KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.