Textualização do discurso

o livro didático como hipertexto 

Autores

  • Juliene da Silva Barros-Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Jacqueline de Oliveira Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

Textualização, Discurso, Hipertexto, Hipertleitura, Livro Didático

Resumo

O livro didático tem passado por mudanças e sido submetido a olhares diversos ao longo de sua história. Do descarte à reformulação, muito já se disse em relação a este complexo objeto de conhecimento. Resultados de pesquisas diversas mostram como o livro didático evoluiu em termos de conteúdos e de formas de apresentação. Neste artigo, interessa-nos o olhar para as mudanças ocorridas em relação aos aspectos organizacionais do livro didático e para que implicações que isso tem trazido para uma pedagogia da leitura. Ou seja, interessa-nos analisar o livro didático como um objeto hipertextual, numa perspectiva de texto como hipertexto (KOCH, 2000; BARROS, 2004), que põe em cena um hiperleitor, mesmo no texto "tradicional". Para tanto, apresentaremos resultados da análise de livros didáticos dosprimeiros anos do ensino fundamental, onde se pode observar que os imperativos de constituição do conhecimento, a influência das mídias computacionais sobre os formatos textuais e os avanços das discussões na área de linguagem, particularmente o conceito de gênero, fazem com que os livros didáticos assumam uma feição diferente na atualidade, caracterizando-se como um hipertexto. Daremos ênfase à descrição/análise de aspectos organizações como boxes, links, elementos multimodais e outros. Toda essa mudança intervém nos gestos de leitura e lança questões para os estudos nesta área, especialmente no que se refere à formação de um leitor com olhar amplo que consiga interagir com um objeto multifacetado, como o livro didático, que encampa diferentes linguagens, diferentes gêneros, com diferentes formas de expressão do conhecimento.

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Biografia do Autor

Juliene da Silva Barros-Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Doutora em Análise do Discurso pela Unicamp e Professora Adjunta da Universidade Federal Rural dePernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns – UFRPE/UAG.

Jacqueline de Oliveira Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UnidadeAcadêmica de Garanhuns - UFRPE/UAG.

Referências

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Publicado

2021-08-23

Como Citar

Barros-Gomes, J. da S. ., & Silva, J. de O. . (2021). Textualização do discurso: o livro didático como hipertexto . Encontros De Vista, 10(2), 109–120. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4488

Edição

Seção

Artigos