A terrível(mente inovadora) simetria
o personagem Rorschach, do romance gráfico Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons
Palavras-chave:
Watchmen, Rorschach, literaturaResumo
Histórias em quadrinhos são um popular meio de entretenimento. Do início do século XX, ocasião do aumento de sua popularidade e circulação, até meados dos anos 70, eram consideradas como produto puramente mercadológico. Porém, autores interessados a atrair a atenção dos leitores literários começaram a publicar narrativas gráficas que possuem características que as aproximam mais de obras literárias do que do formato convencional de quadrinhos: os chamados romances gráficos. No processo criativo dessas obras, compostas de forma mais madura e detalhada, os autores fazem uso de outras ciências para a construção da narrativa e dos personagens. O objetivo geral do presente trabalho é estudar a construção do personagem Rorschach, da obra Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, na perspectiva da Teoria da Literatura e da Psicanálise, ciência da qual os autores utilizaram pressupostos para criar o personagem. O objetivo específico é, por meio do estudo de um personagem de narrativa gráfica dentro da Teoria da Literatura e da Psicanálise, ampliar o âmbito dos estudos literários para os romances gráficos.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Porto Alegre: Globo, 1966.
EGOLEGAL (Blog sobre saúde mental, psiquiatria, e assistência de enfermagem em saúde mental.) http://egolegal.blogspot.com.br/2012/03/o-teste-de-rorschach.html, acessado em 18/04/2013, às 20:17.
EISNER, Will. Narrativas gráficas. São Paulo: Devir, 2005.
_____. Um contrato com Deus e outras histórias de cortiço. São Paulo: Devir, 2007.
ESCOLA DE RORSCHACH DE SÃO PAULO. – http://www.rorschach.com.br/provade-rorschach.php - acessado em 15/06/2012, às 21:00.
FORSTER, Edward Morgan. Aspectos do romance. Porto Alegre: Globo, 1969.
GUEDES, Roberto. A Era de Bronze dos super-heróis. São Paulo: HQM, 2008.
LAPLANCHE, Jean. Vocabulário da psicanálise Laplanche e Pontalis, sob a direção de Daniel Lagache; tradução de Pedro Tamen, 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MCCLOUD, Scott. Desenhando Quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2008.
MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa I. Cultrix: São Paulo – SP, 9ª Edição, 1967.
MOORE, Alan; GIBBONS, Dave. Watchmen – Edição definitiva, DC Comics. São Paulo: Panini, 2009.
MOORE, Alan. Writing for comics – Vol. I. IL: Avatar Press, 2003.
SANTOS, Roberto Elísio dos. O caos dos quadrinhos modernos. Comunicação e
educação, São Paulo, (2): 53 a 58, jan./abr. 1995. Disponível em: http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/title/caosdosquadrinhosmodernos/id/52520316.html . (Acessado em 11/01/2012.)
SCHULER, Donaldo. Teorias do romance. São Paulo: Ática, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.