A terrível(mente inovadora) simetria

o personagem Rorschach, do romance gráfico Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons

Autores

  • Jeferson de Moraes Jacques Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS
  • Andressa Mueller Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos

Palavras-chave:

Watchmen, Rorschach, literatura

Resumo

Histórias em quadrinhos são um popular meio de entretenimento. Do início do século XX, ocasião do aumento de sua popularidade e circulação, até meados dos anos 70, eram consideradas como produto puramente mercadológico. Porém, autores interessados a atrair a atenção dos leitores literários começaram a publicar narrativas gráficas que possuem características que as aproximam mais de obras literárias do que do formato convencional de quadrinhos: os chamados romances gráficos. No processo criativo dessas obras, compostas de forma mais madura e detalhada, os autores fazem uso de outras ciências para a construção da narrativa e dos personagens. O objetivo geral do presente trabalho é estudar a construção do personagem Rorschach, da obra Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, na perspectiva da Teoria da Literatura e da Psicanálise, ciência da qual os autores utilizaram pressupostos para criar o personagem. O objetivo específico é, por meio do estudo de um personagem de narrativa gráfica dentro da Teoria da Literatura e da Psicanálise, ampliar o âmbito dos estudos literários para os romances gráficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson de Moraes Jacques, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

Graduado em Letras – Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católicado Rio Grande do Sul. Professor nomeado na rede estadual. Pesquisador de literatura e histórias em quadrinhos. E-mail: jeferson.montag@gmail.com

Andressa Mueller, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos

Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), licencianda emPsicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadora de gênero e sexualidade. E-mail: andressalaurenh@gmail.com

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Porto Alegre: Globo, 1966.

EGOLEGAL (Blog sobre saúde mental, psiquiatria, e assistência de enfermagem em saúde mental.) http://egolegal.blogspot.com.br/2012/03/o-teste-de-rorschach.html, acessado em 18/04/2013, às 20:17.

EISNER, Will. Narrativas gráficas. São Paulo: Devir, 2005.

_____. Um contrato com Deus e outras histórias de cortiço. São Paulo: Devir, 2007.

ESCOLA DE RORSCHACH DE SÃO PAULO. – http://www.rorschach.com.br/provade-rorschach.php - acessado em 15/06/2012, às 21:00.

FORSTER, Edward Morgan. Aspectos do romance. Porto Alegre: Globo, 1969.

GUEDES, Roberto. A Era de Bronze dos super-heróis. São Paulo: HQM, 2008.

LAPLANCHE, Jean. Vocabulário da psicanálise Laplanche e Pontalis, sob a direção de Daniel Lagache; tradução de Pedro Tamen, 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MCCLOUD, Scott. Desenhando Quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2008.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa I. Cultrix: São Paulo – SP, 9ª Edição, 1967.

MOORE, Alan; GIBBONS, Dave. Watchmen – Edição definitiva, DC Comics. São Paulo: Panini, 2009.

MOORE, Alan. Writing for comics – Vol. I. IL: Avatar Press, 2003.

SANTOS, Roberto Elísio dos. O caos dos quadrinhos modernos. Comunicação e

educação, São Paulo, (2): 53 a 58, jan./abr. 1995. Disponível em: http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/title/caosdosquadrinhosmodernos/id/52520316.html . (Acessado em 11/01/2012.)

SCHULER, Donaldo. Teorias do romance. São Paulo: Ática, 1989.

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

Jacques, . . J. de M., & Mueller, A. . (2021). A terrível(mente inovadora) simetria: o personagem Rorschach, do romance gráfico Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons. Encontros De Vista, 11(1), 60–76. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4582

Edição

Seção

Artigos