Leitura literária (de poemas) no livro didático

Autores

  • Roberto Belo Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palavras-chave:

leitura literária, livro didático, língua portuguesa

Resumo

Partindo do pressuposto de que a leitura é largamente promovida pelo livro didático e que suas práticas são mais difundidas por meio dele, pretendemos analisar como a leitura literária, sobretudo de poemas, se dá através dos fragmentos textuais inseridos nesse suporte de ensino. O estudo realizado trata de uma pesquisa baseada nos exercícios do livro didático Português: linguagens, 8º e 9º anos, de Cereja e Magalhães (2009), que a cada ano é adotado por milhares de professores e estabelecimentos de ensino do Brasil. Sabe-se que não é de hoje que o texto literário é usado pedagogicamente, por isso, a análise feita se refere especificamente à escolarização da poesia e ao desempenho da proficiência em leitura de nossos alunos, tendo em vista que o livro didático é responsável em grande parte pelo desenvolvimento da competência comunicativa e crítica dos sujeitos na escola. Dessa forma, concluímos que o livro didático de Língua Portuguesa é uma fonte de conhecimento à mão do aluno, entretanto, é necessário que o professor seja sábio mediador entre o texto e o aluno e que o livro didático jamais deve se fechar em exercícios preestabelecidos por seus autores, pois há ainda uma enorme desvalorização da leitura literária em grande parte desse material didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Belo, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Graduado em Letras pela UFPE. Formado em Administração pela UFRPE. Poeta, Escritor e Produtor Cultural. Desenvolve a pesquisa Literatura, Identidades e Diferenças Religiosas no Ensino Médio(CNPq/UFPE), sob orientação do Prof. Dr. Gustavo Gilson Oliveira. É membro do Núcleo de Estudos Oitocentista (UFPE/CAPES). Blog pessoal autor: http://www.escritorrobertobelo.blogspot.com/ E-mail institucional: roberto.belo@ufpe.br

Referências

BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 1991.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BATISTA, A. A. G. & ROJO, R. Livros escolares no Brasil: a produção científica. In: VAL, M. da G. C. & MARCUSCHI, B. Livros didáticos de Língua Portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BELO, Roberto. Leitura literária (de poemas) no livro didático. In: 14º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 5º Congresso Internacional de Lusofonia. São Paulo: PUC/SP, 2012a.

_____. Roberto. Leitura literária (de poemas) no livro didático. In: II Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem. Recife: UFRPE, 2012b.

_____. O poema no livro didático de língua portuguesa. In: II Encontro da Leitura e da Literatura do CAp/UFPE. Recife: CAp-UFPE, 2013.

BITTENCOURT, Circe M. F. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. São Paulo, 1993. 369p. Tese (Doutorado em História Social). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais – 1ª a 4ª séries:língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRITTO, Luiz P. L.Leitor interditado. In: MARINHO, Marildes. SILVA, Ceris S. R. (Orgs.). Leituras do professor. Campinas, SP: Mercado de Letras: ALB, 1998.

CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de leitura e escrita. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2007.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FERREIRA, Liliana S. Produção de leitura na escola: a interpretação do texto literário nas séries iniciais. Herói: Ed. UNIJUÌ, 2001.

GERALDI, João W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

KLEIMAN, Ângela; MORAES, Silva E. Leitura e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo, São Paulo: Ática, 2008.

MARTINS, Aracy Alves. A leitura literária nos livros didáticos. In: CARVALHO, Maria F., MENDONÇA, Rosa H. (Orgs.) Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: MEC, 2006.

MEC/FNDE/PNLD 2001. Guia de livros didáticos: 5ª a 8ª série, 2001 apud MARTINS, Aracy A. A leitura literária nos livros didáticos. In: CARVALHO, Maria F., MENDONÇA, Rosa H. (Orgs.). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: MEC, 2006.

MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: Língua portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2010.

OBERG, Silvia. Como vai a poesia. In: CARVALHO, Maria A. F., MENDONÇA, Rosa H. (Orgs.). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: MEC, 2006.

OSEKI-DEPRE, Inês. A propósito da literariedade. São Paulo: Perspectiva, 1990.

PERISSÉ, Gabriel. Literatura e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.

ROJO, Roxane. Livros em sala de aula modos de usar. In: CARVALHO, Maria A. F., MENDONÇA, Rosa H. (Orgs.). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: MEC, 2006.

SILVA, Ezequiel T. Leitura na escola e na biblioteca. 3ª ed. São Paulo: Papirus, 1991.

_____. Elementos de pedagogia da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

_____. Criticidade e leitura: ensaios. São Paulo: Global, 2009.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy, BRINA, Heliana, MACHADO, Maria Z. (Orgs.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

_____. O livro didático como fonte para a história da leitura e da formação do professorleitor. In: MARINHO, Marildes. (Org.). Ler e Navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001.

_____. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão. (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

TUFANO, Douglas. Exploração da obra literária na escola. São Paulo: Moderna, 1989.

ZILBERMAN, Regina. (Org.). Leitura em crise na escola. 7ªed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

Downloads

Publicado

2021-09-14

Como Citar

Belo, R. (2021). Leitura literária (de poemas) no livro didático. Encontros De Vista, 13(1), 28–41. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4591

Edição

Seção

Artigos