O repositório Acción E/LE a partir de um estudo sobre portais educacionais

Autores

  • Alan Ricardo Costa Universidade Federal de Santa Maria, UFSM
  • Vanessa Ribas Fialho Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Palavras-chave:

portal educacional, repositório Acción E/LE, espanhol como língua estrangeira, repositório virtual

Resumo

O Repositório Acción E/LE (disponível de modo livre e gratuito em www.ufsm.br/accionele) é um repositório digital composto principalmente por taxonomias, ou seja, classificações de recursos que auxiliam professores e aprendizes de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). O referido repositório pretende futuramente aprimorar-se no sentido de tornar-se um portal educacional. Nesse viés, o objetivo do presente trabalho é apresentar um estudo de avaliação qualitativa dos serviços e recursos didáticos do Repositório Acción E/LE sob o prisma do conceito de portal educacional e suas potencialidades. A metodologia do presente trabalho consistiu na análise explorativa qualitativa das 21 características (recursos) de um portal educacional, propostas por Bottentuit Junior e Coutinho (2009). Os resultados indicam que, destes 21 serviços que um portal educacional deveria oferecer, 8 não são cumpridos, a saber: (1) Agenda com datas de eventos e congressos; (2) Entrevistas com professores e investigadores; (3) Ferramentas de busca; (4) Formação online, cursos para professores; (5) Ferramentas de comunicação: fórum de discussão, blogs, “deixe o seu recado”, sugestões; (6) Registro de usuários para envio de novidades e publicidades; (7) Publicidade: útil ou inútil; e (8) FAQ: perguntas e respostas para possíveis problemas na utilização do portal. Conclui-se que, atualmente, o Repositório Acción E/LE é maior que um repositório digital, mas ainda é menor que um portal educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Ricardo Costa, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Acadêmico do curso de graduação em Letras – licenciatura com habilitação em espanhol e literaturas de língua espanhola. Bolsista de Iniciação Científica com financiamento institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Professora adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Referências

BEDRIÑANA ASCARZA, Aquiles. Técnicas e indicadores para la evaluación de portales educativos en Internet. Gestión en el Tercer Milenio, Rev. de Investigación de la Fac. de Ciencias Administrativas, UNMSM, vol. 7, nº 14, 2005, p. 81-87.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. The Conception of a Rubric to Evaluate Educational Portals on the Web. In: Proceedings of International Technology, Education and Development Conference (INTED). 2008. Anais eletrônicos... Valencia. Disponível em:<http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7765/1/758.pdf>. Acesso em: 30 de nov. 2010.

__________. Um estudo sobre os Portais Educacionais disponíveis em Língua Portuguesa. In: XI Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2009. Anais eletrônicos... Coimbra, Portugal, 2009.

CIVITA, Victor. Grande dicionário Larousse Cultural da língua Portuguesa. São Paulo: editora nova cultura, 1999.

COSTA, Alan Ricardo; FIALHO, Vanessa Ribas. A recuperabilidade em Objetos de Aprendizagem de Línguas: descritores em repositórios digitais. Domínios de Lingu@gem, vol. 7, n° 1, p.106-126, 2013.

ECHEVERRÍA, Javier. Telépolis. Barcelona, Destino. 1994.

FURTADO, Ismael PordeusBezerra.Portal ou porteira?Os Professores e uma experiência de integração da Internet no Ensino Fundamental por meio de um Portal Educativo – Estudo de caso.

GRAELLS, Pere Marquès. Los portales educativos: ficha para su catalogación y evaluación. 2001. Última revisão em 28/08/04. Disponível em:<http://peremarques.pangea.org/evaport2.htm>. Acesso em: 28 de set. 2010.

IAHN, Luciene Ferreira. Portais Educacionais: uma realidade em evidência. Revista Aprender Virtual. Jul/Ago. 2002.

__________. Portal Educacional: uma análise do seu papel para a educação virtual. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, especialização em Mídia e Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina. 2001.

LOPES, Émile Paz; FIALHO, Vanessa Ribas. Mapeando Recursos de E/LE: Uma análise dos Portais Educacionais.Revista Fronteira Digital, v. 2, nº 3, p. 183-200, 2011. Disponível em: <http://www.unemat.br/revistas/fronteiradigital/docs/revista/fronteira_digital_n3_2011.pdf>. Acesso em: 29 de nov. 2012.

LÓPEZ CARREÑO, Rosana. Los portaleseducativos:clasificación y componentes. In: Anales de documentación, nº 10. 2007, p. 233-244

SOUSA, Paulo de Tarso Costa de. Sistemas de Bancos de Dados. 2000. Disponível em: <http://paulotarso.com/Files/Sistemas%20de%20Banco%20de%20Dados.pdf>. Acesso em: 2 de nov. 2013.

Downloads

Publicado

2021-09-14

Como Citar

Costa, A. R., & Fialho, V. R. (2021). O repositório Acción E/LE a partir de um estudo sobre portais educacionais. Encontros De Vista, 13(1), 42–59. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4592

Edição

Seção

Artigos