Relações entre análise do discurso, linguística de textos e gêneros textuais

o conceito de intertextualidade

Autores

  • Vicentina Ramires Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

análise de discursos, linguística textual, gêneros textuais

Resumo

O estudo dos elementos constitutivos do texto, os operadores da argumentatividade, a macroestrutura textual, os fatores de textualidade, as características dos gêneros textuais constituem-se como fundamentos ara a Análise de Discurso (AD) na definição de suas categorias de análise, tais como o estudo dos implícitos, pressupostos, papéis discursivos, contexto de produção, regularidades discursivas e propósitos comunicativos. Neste artigo pretendemos apresentar a relação entre a Análise de Discursos, a Linguística Textual e os Gêneros Textuais, a partir dos estudos desenvolvidos nessas três áreas. Dentre vários conceitos da Linguística Textual, destacamos um que se apresenta fortemente inter-relacionado aos conceitos da AD e da teoria de gêneros textuais: intertextualidade. Para ilustrar esse conceito foram selecionados alguns exemplos de gêneros textuais literários e imagéticos, de forma a mostrar como eles participam da construção de sentidos do texto, operando de forma significativa, contribuindo para ampliar as formas de análise dos discursos. As análises demonstraram que os estudos sociointeracionistas da linguagem são convergentes em vários aspectos, e uma perspectiva interrelacional de estudos de compreensão de textos é extremamente importante para a construção de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicentina Ramires, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora Associada do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE – Recife/PE-Brasil. E-mail: vicentinaramires@terra.com.br

Referências

ADAM, Jean-Michel. Les Textes: types e prototypes. 3. ed. Paris: Nathan, 1992.

ADAM, Jean-Michel. Linguistique textuelle: Des genres de discourse aux textes. Paris: Nathan, 1999.

BEAUGRANDE, Robert de. New Foundations for a Science of Text and Discourse: Cognition, Communication, and the Freedom of Access to Knowledge and Society. Norwood: Ablex, 1997.

BEAUGRANDE, Robert-Alain & DRESSLER, Wolfgang U. Introduction to text linguistics. New York: Longman, 1981.

BRANDÃO, H. N. Introdução à Análise do Discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.

BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

COSTA VAL, Maria da Graça Costa. Redação e Textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.

FÁVERO, Leonor Lopes e KOCH, Ingedore. Lingüística Textual: Introdução. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

GRAMSCI, Antonio. Obras Escolhidas. São Paulo: Martins Fontes, 1978; GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história.7a.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense, 1987.

KOCH, Ingedore G. Texto e coerência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MARCUSCHI, Luiz A. Linguística de texto: o que é e como se faz. Recife, UFPE/Mestrado em Letras e Linguística, 1983 (série Debates, 1).

_____. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela; MACHADO, Anna; BEZERRA, Maria (Orgs). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna,2002. p. 19-36.

_____. Lições de texto: leitura e redação. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1998. VAN DIJK, Teun. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 1992

Downloads

Publicado

2021-09-14

Como Citar

Ramires, V. (2021). Relações entre análise do discurso, linguística de textos e gêneros textuais: o conceito de intertextualidade . Encontros De Vista, 13(1), 60–74. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4599

Edição

Seção

Artigos