Aquisição da escrita na educação de jovens e adultos
rediscutindo alfabetização e letramento
Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, diversidade sociocultural, letramentoResumo
A reflexão proposta neste artigo pretende apontar para possibilidades de compreensão envolvendo a aquisição da língua escrita na EJA, perpassando por influências históricas no âmbito da leitura e da escrita, permitindo a percepção da linguagem, sua relação com o pensamento e os aspectos identitários que compõem a diversidade presente na realidade escolar brasileira. Propõe também discutir acerca dos processos de alfabetização e letramento frente à aquisição da escrita, favorecendo diálogos pertinentes ao contexto da Educação de Jovens e Adultos. Nessa perspectiva, entende-se que a realidade escolar, pautada nas diversidades cultural e social, apresenta-se como alternativa viável para o sucesso na aquisição da língua escrita, em que o respeito à classe marginalizada seria o ponto impulsionador para práticas exitosas na EJA, argumentos que se sustentam mediante os arcabouços teóricos de Silva (2001), Ribeiro (2006), Berger & Luckmann (2006), Pinto (2010), Freire (2006), Freire & Nogueira (2001), Kleiman (2005), Soares (2003).Downloads
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