Aquisição da escrita na educação de jovens e adultos

rediscutindo alfabetização e letramento 

Autores

  • Dayse Auricéa da Silva Alves Universidade Estadual da Paraíba, UEPB
  • Linduarte Pereira Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, diversidade sociocultural, letramento

Resumo

A reflexão proposta neste artigo pretende apontar para possibilidades de compreensão envolvendo a aquisição da língua escrita na EJA, perpassando por influências históricas no âmbito da leitura e da escrita, permitindo a percepção da linguagem, sua relação com o pensamento e os aspectos identitários que compõem a diversidade presente na realidade escolar brasileira. Propõe também discutir acerca dos processos de alfabetização e letramento frente à aquisição da escrita, favorecendo diálogos pertinentes ao contexto da Educação de Jovens e Adultos. Nessa perspectiva, entende-se que a realidade escolar, pautada nas diversidades cultural e social, apresenta-se como alternativa viável para o sucesso na aquisição da língua escrita, em que o respeito à classe marginalizada seria o ponto impulsionador para práticas exitosas na EJA, argumentos que se sustentam mediante os arcabouços teóricos de Silva (2001), Ribeiro (2006), Berger & Luckmann (2006), Pinto (2010), Freire (2006), Freire & Nogueira (2001), Kleiman (2005), Soares (2003).

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Biografia do Autor

Dayse Auricéa da Silva Alves, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual daParaíba – Campus I – Campina Grande-PB. Grupo de Pesquisa: Linguagem, interação, gêneros textuais e oudiscursivos. E-mail: dayselon@hotmail.com.

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – Campus I – João Pessoa-PB. Professortitular do Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I – Campina Grande-PB. Grupos de Pesquisa: linguagem, interação, gêneros textuais e ou discursivos; Estudos em letramento, interação e trabalho; Memória e imaginário das vozes e escrituras; Teorias do sentido: discursos e significações. E-mail:linduarte.rodrigues@bol.com.br

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

Alves, D. A. da S. ., & Rodrigues, L. P. (2021). Aquisição da escrita na educação de jovens e adultos: rediscutindo alfabetização e letramento . Encontros De Vista, 12(2), 3–22. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4603

Edição

Seção

Artigos