Aquisição da escrita na educação de jovens e adultos

rediscutindo alfabetização e letramento 

Autores/as

  • Dayse Auricéa da Silva Alves Universidade Estadual da Paraíba, UEPB
  • Linduarte Pereira Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Palabras clave:

educação de jovens e adultos, diversidade sociocultural, letramento

Resumen

A reflexão proposta neste artigo pretende apontar para possibilidades de compreensão envolvendo a aquisição da língua escrita na EJA, perpassando por influências históricas no âmbito da leitura e da escrita, permitindo a percepção da linguagem, sua relação com o pensamento e os aspectos identitários que compõem a diversidade presente na realidade escolar brasileira. Propõe também discutir acerca dos processos de alfabetização e letramento frente à aquisição da escrita, favorecendo diálogos pertinentes ao contexto da Educação de Jovens e Adultos. Nessa perspectiva, entende-se que a realidade escolar, pautada nas diversidades cultural e social, apresenta-se como alternativa viável para o sucesso na aquisição da língua escrita, em que o respeito à classe marginalizada seria o ponto impulsionador para práticas exitosas na EJA, argumentos que se sustentam mediante os arcabouços teóricos de Silva (2001), Ribeiro (2006), Berger & Luckmann (2006), Pinto (2010), Freire (2006), Freire & Nogueira (2001), Kleiman (2005), Soares (2003).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dayse Auricéa da Silva Alves, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual daParaíba – Campus I – Campina Grande-PB. Grupo de Pesquisa: Linguagem, interação, gêneros textuais e oudiscursivos. E-mail: dayselon@hotmail.com.

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – Campus I – João Pessoa-PB. Professortitular do Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I – Campina Grande-PB. Grupos de Pesquisa: linguagem, interação, gêneros textuais e ou discursivos; Estudos em letramento, interação e trabalho; Memória e imaginário das vozes e escrituras; Teorias do sentido: discursos e significações. E-mail:linduarte.rodrigues@bol.com.br

Citas

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópoles: Vozes, 2006.

FAGUNDES, Tatiana Bezerra. O aluno e a sua escrita: a construção do aluno ideal e a negação do aluno real. In. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel “Políticas públicas de letramento, formação de professores e inclusão sóciocultural”. Belo Horizonte, MG: Anais do (ISBN: 21773360), 2010.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação. 3 ed. São Paulo: Centauro, 2006.

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: Teoria e prática em educação popular. 11. ed. Petrópoles: Vozes, 2001.

KLEIMAN, Ângela Bustos. Preciso “ensinar” o letramento? Brasil: Ministério da Educação, 2005.

MOREIRA, Marcos Antonio. O Mestrado (profissional) em Ensino. Disponível em: http://www2.capes.gov.br/rbpg/images/stories/downloads/RBPG/Vol.1_1_jul.2004_/131_142_o_mestrado_profissional_em_ensino.pdf. Acesso em: 07 de ago. de 2012.

OLIVEIRA, Mário Nogueira de. Para inspirar confiança: considerações sobre a formação moral em Kant. In: Trans/Form/Ação. V. 29(1), 2006.

PINTO, Àlvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2010. RIBEIRO, Alexandre. “Ser ou não ser?! Que questão!: linguagens”. In: RAJAGOPALAN, K. (org.). Políticas em linguagem – perspectivas identitárias. São Paulo: Mackenzie, 2006. p. 81-106.

SENNA, Luiz Antonio Gomes. De Vygotsky a Morin: entre dois fundamentos da educação inclusiva. In. Espaço, Rev. v. 22. Rio de Janeiro: INES (ISSN: 0103-7668), 2004.

SILVA, Paula Santos da. Socialização, Modos de Pensamento e Diversidade: Contribuição à Compreensão do Fracasso Escolar na Educação Pública Fundamental. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPED, Faculdade de Educação, UERJ. Rio de Janeiro, 2001. (136 páginas)

SILVA, Paula Santos da; SENNA, L. A. G. A luz do preconceito social: o fracasso escolar como conflito entre culturas. In. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel “Políticas públicas de letramento, formação de professores e inclusão sócio-cultural”, Belo Horizonte, MG. Anais do (ISBN: 21773360), 2010.

SOARES, Magda. (2003) Letramento e alfabetização: a muitas facetas. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 26 de jun. de 2012.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado

2021-09-14

Cómo citar

Alves, D. A. da S. ., & Rodrigues, L. P. (2021). Aquisição da escrita na educação de jovens e adultos: rediscutindo alfabetização e letramento . Encontros De Vista, 12(2), 3–22. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4603

Número

Sección

Artigos