De criança artificial a criança real

Emília - sintoma, doença e remédio para uma infância macambúzia

Autores

  • Bianca Campello Rodrigues Costa Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palavras-chave:

literatura infantil, Monteiro Lobato, psicologia infantil, psicopatologia

Resumo

A partir do contraste entre a imagem de infância do conto Negrinha (1920) e a do conjunto de narrativas da obra infantil de Monteiro Lobato, este trabalho propõe-se a analisar o papel da boneca Emília na estruturação tanto de uma proposta inovadora de literatura infantil como de uma nova proposta de vivência da infância no mundo empírico. Para isso, além do levantamento dos estudos prévios sobre a personagem lobatiana, desenvolveu-se, a título de fundamentação teórica, uma pesquisa no âmbito da psicologia infantil sobre as relações entre a criança e o brinquedo e o impacto dessas relações no desenvolvimento infantil. Nessa fundamentação contamos com a contribuição significativa do trabalho de Donald Winnicott (1975) e de Paul Mussen et al. (1995). Em virtude das características da personagem, voltamo-nos, também, para o estudo da temática da loucura, analisada a partir dos estudos sobre psicopatologia de Georges Canguilhem (2009) e Michel Foucault (2009) e sobre psicopatologia infantil Raul Gorayeb (1985). Contribuem, ainda, para a análise desenvolvida um estudo sobre mímesis a partir da teorização de Costa Lima (2003 e 1981), e sobre mitos, símbolos e arquétipos, a partir de Jung (2000 e 1990).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Campello Rodrigues Costa, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e autora da dissertação de mestrado Monteiro Lobato, um modernista desprezado.

Referências

BOECHAT, W. Arquétipos e mitos masculinos. In: _____ . Mitos e arquétipos do homem contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 19 - 41.

BRAGA, H. Quatro grandes mitos humanos. In: BOECHAT, W. (. ). Mitos e arquétipos do homem contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 13 - 17.

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Tradução de Mana Thereza Redig de Carvalho BARROCAS. 6a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

CHAVES DE SOUSA, M. M. A. Emília: potencialidade transgressora na formação de um novo conceito de infância. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível

em:<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP7RCJPQ/disserta__o_de_mestrado.pdf?sequence=1 >. Acesso em: 20 out 2014.

COELHO, N. N. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira. 5a ed. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.

COSTA LIMA, L. Dispersa Demanda: ensaios sobre literatura e teoria. Rio de Janeiro: F. Alves, 1981.

COSTA LIMA, L. Mímesis e modernidade: formas das sombras. 2a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

COSTA, N. F. D. “Emília” e “Emílio”: um face a face entre Lobato e Rousseau. [S.l.]: Sociedade Brasileira de História da Educação, 2002, Natal. Anais eletrônicos... Natal: SBHE, 2002. Disponível em: <http://www.sbhe. org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema7/0724.pdf>. Acesso em: 19 out 2014.

FOUCAULT, M. Stultifera navis. In: História da loucura: na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. 3 - 44.

FRAYZE-PEREIRA, J. A. O que é loucura? São Paulo: Brasiliense, 1994.

GORAYEB, R. Psicopatologia infantil. São Paulo: EPU, 1985.

JUNG, C. G. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2000.

JUNG, C. G. Aion: estudos sobre o simbolismo do si-mesmo. 3a ed. Petrópolis: Vozes, 1990. 1 - 33 p.

JUNG, C. G. Da formação da personalidade. In: O desenvolvimento da personalidade. São Paulo: Círculo do Livro, 1996. p. 235 - 264.

JUNG, C. G. Ab-reação, análise dos sonhos, transferência. 6a ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

MARTIN, B. Psicologia da anormalidade. Tradução de Dante Moreira LEITE. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.

MONTEIRO LOBATO. A menina do narizinho arrebitado. São Paulo: Ed. Metal Leve, 1982. Fac-símile da 1a ed._____ . Reinações de Narizinho. São Paulo: Círculo do Livro, 1986.

_____ . Emília no País da Gramática; Aritmética da Emília. São Paulo: Círculo do Livro, 1988.

_____ . A chave do tamanho. São Paulo: Globo, 2008.

_____ . Memórias da Emília. 2a ed. ed. São Paulo: Globo, 2009.

_____ . Negrinha. 2a. ed. São Paulo: Globo, 2009.

_____ . A reforma da natureza. 2a ed. ed. São Paulo: Globo, 2010.

_____ . O Picapau Amarelo. 2a ed. ed. São Paulo: Globo, 2010.

_____ . Os doze trabalhos de Hércules. 2a ed. ed. São Paulo: Globo, 2011.

MUSSEN, P. H. et al. O desenvolvimento e personalidade da criança. 3a ed. São Paulo: Habra, 1995. 342 - 428 p.

NICHOLS, S. Jung e o tarô: uma jornada arquetípica. 12a ed. São Paulo: Cultrix, 1990.

SILVA, L. M. O grito do Picapau: um olhar sobre o educador Monteiro Lobato. [S.l.]: [s.n.]. Revista de Literatura. Disponível em:<http://conhecimentopratico.uol.com.br/literatura/figuraslinguagem/30/imprime178307.asp>. Acesso em: 20 out 2014.

VIEIRA ANTÔNIO, I. C. A atuação da personagem Emília na obra de Monteiro Lobato: Memórias da Emília. 2005, 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa – Fenômeno Social Político) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2005. Disponível em: <http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/000027/000027DD.pdf>. Acesso em: 20 out 2014.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

Costa, B. C. R. (2021). De criança artificial a criança real: Emília - sintoma, doença e remédio para uma infância macambúzia. Encontros De Vista, 14(2), 4–19. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4619

Edição

Seção

Artigos