Discurso do não
discursividades sobre as cotas para negros nas textualizações da mídia eletrônica
Palavras-chave:
cotas, discurso, negrosResumo
A questão das cotas para negros em universidades públicas (GOMES & MUNANGA, 2006), ultimamente, vem tendo, uma certa, atenção dos meios de comunicação no Brasil (CHARAUDEAU, 2009), sobretudo, na mídia eletrônica, que através de revistas e jornais discutem a reserva de vagas para negros em universidades públicas, cujas publicações espetacularizam o acontecimento, e desencadeiam práticas discursivas que se referem à diferentes posições do sujeito. Assim, pesquisa pretende analisar as formações discursivas, que se instaura no jogo de construção de sentido no interdiscurso (PÊCHEUX, 1997) concernente à negação das cotas no jornalismo eletrônico, que desde a implantação do sistema de cotas no Brasil, essa instância midiática vem se mostrando contra a política de reserva de vagas para negros em universidade públicas, uma vez que sua participação nos ambientes sociais, se não é escassa está chegando perto desse valor. Assim, essa pesquisa busca analisar o discurso da mídia eletrônica com intuito de analisar as formações discursivas que se instauram no jogo de construção de sentido do interdiscurso (PÊCHEUX, 1997) referente à negação das cotas e as representações que se constrói em torno do negro cotista de universidades públicas.Downloads
Referências
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