Análise dialógica dos textos de apresentação de gramáticas escolares do português

Autores

  • Francisco Eduardo Vieira da Silva Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palavras-chave:

dialogismo, gramática escolar, gramatização

Resumo

Neste artigo, analiso a materialidade discursiva das apresentações de três gramáticas escolares de língua portuguesa produzidas no Brasil nos últimos dez anos. Meu principal propósito é observar como esses instrumentos de gramatização orquestram a multiplicidade de discursos e vozes que constituem esses textos de apresentação, considerando suas relações com o contexto sócio-histórico-ideológico que os engendra e atualiza sentidos. Inscrevo-me na perspectiva da teoria e análise dialógica da linguagem, baseando-me, sobretudo, nos escritos de Bakhtin (1997, 1998), Bakhtin/Volochínov (1992) e Volochínov/Bakhtin (1976, 1981). A análise aponta que os discursos engendrados nesses textos refletem e refratam o atual contexto sócio-histórico em que nos abrigamos quando o assunto é ensino de língua materna, materiais didáticos e gramática do português. Essas apresentações são tecidas a partir de uma multidão de fios ideológicos e servem como sensíveis indicadores das transformações pelas quais o ensino de língua passou (e vem passando) nos últimos anos, reverberando discursos em conflito e tensão.

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Biografia do Autor

Francisco Eduardo Vieira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Doutor A do Curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba (CCHE/UEPB). E-mail: feduardovieira@gmail.com

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Silva, F. E. V. da. (2021). Análise dialógica dos textos de apresentação de gramáticas escolares do português. Encontros De Vista, 15(1), 35–52. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4630

Edição

Seção

Artigos