Reescrita de textos em fóruns de interação de curso de letras a distância

Autores

  • Morgana Soares da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

AVA, fóruns de interação, reescrita de textos, metodologia de ensino

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades da (re)escrita no AVA Moodle, enfocando as ferramentas virtuais dos fóruns de interação utilizados no Curso de Licenciatura em Letras a Distâncias da UFPE, corpus deste trabalho. Tal investigação é justificável por estimular a reescrita fora das atividades oficiais do curso; ou seja, por tratar da refacção textual na interação cotidiana da execução de disciplina online. Metodologicamente, embasamo-nos teoricamente na Linguística Aplicada (ABAURRE, FIAD & MAYRINK-SABINSON, 1997; FIAD, 1997; GERALDI, 2001; GERALDI & CITELLI, 2004; LEAL,1999; RUIZ,2001; VAL & ROCHA, 2008), na EaD (ARAÚJO JR. & MARQUESI,2009; GONZALEZ, 2005; MAIA & MATTAR,2007; MARQUESI, ELIAS & CABRAL, 2008; SILVA, 2003) e em estudos sobre o hipertexto e a virtualidade (CHARTIER, 2002, 2007; KOCH, 2004, 2002; LÉVY, 1996; MARCUSCHI, 2004; MARCUSCHI & XAVIER, 2004; XAVIER, 2004). As análises dos dados resultaram em sugestões de procedimentos metodológicos de (re)escrita em AVA que (re)criam as estratégias de produção de textos, tais como as Dinâmicas, o Banco de Links, os Preparativos e Avaliação das atividades e o Pós-Correção, procedimentos de fóruns por nós idealizados, com auxílio dos demais profissionais envolvidos nas disciplinas em que atuamos.

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Biografia do Autor

Morgana Soares da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Doutora em Linguística pela UFPE, professora da UFRPE/UAG e atuante em diferentes funções de cursos de EaD. e-mail: morganasoares@uag.ufrpe.br .

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Silva, M. S. da. (2021). Reescrita de textos em fóruns de interação de curso de letras a distância. Encontros De Vista, 15(1), 53–74. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4631

Edição

Seção

Artigos