Materiais didáticos

uma análise da construção de propostas para o ensino de gêneros emergentes em livros e apostilas didáticas

Autores

  • Nádhia Valença Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

gênero, materiais didáticos, tuíte, notícias digitais

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da análise sobre a abordagem dos gêneros tuíte e notícias digitais em apostilas didáticas, produzidas para a realização de oficinas ministradas por graduandos, e do gênero notícias digitais, em dois livros didáticos indicados pelo PNLD 2012, focando na concepção dialógica do gênero. Diante de um contexto no qual os gêneros já foram percebidos, tanto por pesquisadores como pelos documentos de orientações educacionais, como objeto de pesquisa e ensino, ainda há, entretanto, uma relutância na adoção dessa nova perspectiva por parte dos docentes, este trabalho mostra sua importância ao analisar criticamente a abordagem dada aos gêneros nos materiais didáticos voltados para a educação básica e para a formação inicial de docentes. Com base nos estudos bakhtinianos (2011), nas pesquisas realizadas por Dolz e Schneuwly (2004) e na concepção de leitura adotada por Angela B. Kleiman e Silvia E. Moraes (1999), a pesquisa teve o objetivo de focar o estudo na realidade do mundo discursivo dos gêneros eleitos para a verificação das estratégias e visões que os materiais revelam sobre a busca pela melhoria do ensino e da prática da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádhia Valença Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M.; PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008.

BAKHTIN, M.M. Os gêneros do discurso. In: _____. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. p. 261-306.

BRASIL. Guia de Livros Didáticos PNLD 2012: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 2011.

CABRAL, Alice; SILVA, Gilmara; GONÇALVES, Mariá; GONÇALVES, Williams. Tuíte: uma ferramenta de comunicação para o ensino de língua materna. Recife: Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2013.

Apostila.

FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto; JÚNIOR, José Hamilton Maruxo. Língua portuguesa: linguagem e interação. São Paulo: Ática, 2010.

KLEIMAN, A. B.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: ROJO, R.; CORDEIRO, G. S.(org.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SILVA, Elizete Jorge; SILVA, Fabrina Bezerra; SILVA, Silvio Porfirio. O gênero notícia na web: propostas para a sala de aula de Língua Portuguesa. Recife: Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2013.

Apostila.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Costa, N. V. (2021). Materiais didáticos: uma análise da construção de propostas para o ensino de gêneros emergentes em livros e apostilas didáticas. Encontros De Vista, 15(1), 75–90. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4632

Edição

Seção

Artigos