A modalização discursiva no gênero resolução

estratégia semântico-argumentativa

Autores

  • Erivaldo Pereira do Nascimento Universidade Federal da Paraíba, UFPB
  • Yslânia Soares Gonçalves Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Palavras-chave:

gênero resolução, argumentação, modalização

Resumo

O gênero discursivo resolução é um dos documentos que circulam, diariamente, no âmbito das instituições públicas e que tem como objetivo regular muitas das ações desses órgãos. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva descrever a argumentatividade no referido gênero, principalmente a partir do uso de modalizadores discursivos. Fundamenta-se, nesse sentido, na concepção de gêneros discursivos, de Bakhtin (2000) e nos estudos da modalização discursiva empreendidos por de Castilho e Castilho (1993), Nascimento (2005, 2009, 2010), Cervoni (1989) e Nascimento e Silva (2012), entre outros. A investigação é de natureza quali-quantitativa, de caráter descritivo, e o corpus da pesquisa é composto por 10 resoluções, que foram coletadas em duas Instituições Federais de Ensino Superior, relativas aos anos de 2011 e 2012. Observamos, a partir da análise realizada, que o locutor faz uso dos modalizadores discursivos, principalmente dos modalizadores deônticos de obrigatoriedade e delimitadores, para imprimir argumentatividade no gênero resolução, gerando diferentes efeitos de sentido.

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Biografia do Autor

Erivaldo Pereira do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professor do Departamento de Letras(DL) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da UFPB.

Yslânia Soares Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB, Bolsista de Iniciação Científica UFPB/CNPq.

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Publicado

2021-09-22

Como Citar

Nascimento, E. P. do ., & Gonçalves, Y. S. . (2021). A modalização discursiva no gênero resolução: estratégia semântico-argumentativa. Encontros De Vista, 17(1), 48–62. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4643

Edição

Seção

Artigos