O lugar da discussão sobre livro didático na formação inicial do professor de português

Autores

  • Hérica Karina Cavalcanti de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

currículo, livro didático, formação de professores de português

Resumo

Refletir sobre o livro didático é sempre necessário porque, apesar de existir há muito tempo na história educacional brasileira e de dividir espaço com todos os outros recursos presentes na escola nos dias de hoje, ele continua atual. A sua longa história como recurso educacional não afetou a sua validade. Além disso, os investimentos do governo brasileiro na compra de livros didáticos através das diversas edições do PNLD mostram o valor social, educativo e mercadológico que esse material tem na realidade brasileira. Sabendo, então, desse lugar de destaque ocupado pelo livro didático no nosso ensino, realizamos esta pesquisa, que é parte de um estudo de doutoramento, com o objetivo de observar o espaço reservado à discussão sobre esse recurso na formação de professores de português. Para tanto, fundamentados em estudos sobre ensino de língua portuguesa e livro didático realizados por Britto (1997), Batista (1999), Soares (1996, 2002), Barzotto e Aragute (2008) e outros, bem como em reflexões sobre currículo empreendidas por Sacristán (2000), Ranghetti e Gesser (2004), Moreira (2005), Silva (2010) e outros, realizamos uma análise dos programas das disciplinas de formação para a docência dos cursos de licenciatura em Letras de duas Instituições de Ensino Superior, observando se tal discussão estava presente nos documentos (nas ementas ou nos conteúdos), como essa discussão era denominada e quais as indicações de leitura sugeridas a respeito do material/livro didático nas suas referências bibliográficas. Os dados levantados, analisados à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), mostraram que, de um modo geral, a temática do livro didático está presente nos documentos curriculares dos cursos observados e que, para além de um conteúdo da área de conhecimento de referência, apresenta-se como uma discussão mais transversal, capaz de perpassar outros conteúdos lecionados em diferentes componentes curriculares.

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Biografia do Autor

Hérica Karina Cavalcanti de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Referências

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Publicado

2021-09-22

Como Citar

Lima, H. K. C. de. (2021). O lugar da discussão sobre livro didático na formação inicial do professor de português. Encontros De Vista, 17(1), 63–73. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4644

Edição

Seção

Artigos