Análise linguística na aula de língua portuguesa

caminhos possíveis

Autores

  • Linduarte Pereira Rodrigues Universidade Federal da Paraíba, UFPB
  • Maria Eliane Gomes Morais Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Palavras-chave:

análise linguística, ensino de língua portuguesa, abordagens metodológicas

Resumo

Apesar de a análise linguística surgir como uma atividade complementar às de leitura, escrita e oralidade, e de possibilitar a reflexão sobre fenômenos gramaticais, textuais e discursivos, percebemos que ainda é uma prática pouco recorrente nas aulas de língua portuguesa. Diante desse contexto, o artigo propõe uma reflexão acerca da relevância de se trabalhar com a análise linguística a partir do que sugere os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio do Estado da Paraíba (RCEM-PB, 2006), e enfatiza os caminhos metodológicos que esse documento apresenta ao orientar a prática de análise linguística atrelada ao trabalho com a leitura e a escrita. Para tanto, apoia-se também em estudos desenvolvidos por Bezerra (2007), Bezerra & Reinaldo (2013), Mendonça (2006) entre outros. A pesquisa permite compreender que as orientações acerca da prática de análise linguística, trazidas pelos referenciais que orientam o Ensino Médio na Paraíba, são de grande relevância e contribuem para que tenhamos um ensino de língua portuguesa eficiente, uma vez que o trabalho com a análise linguística possibilita uma reflexão sobre o funcionamento da língua/linguagem, em suas várias dimensões, permitindo que o discente se coloque como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus I – João Pessoa-PB.Professor titular do Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Formação deProfessores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus I – Campina Grande-PB. Grupos dePesquisa: Memória e imaginário das vozes e escrituras; Linguagem, interação, gêneros textuais e oudiscursivos; Estudos em letramento, interação e trabalho; Teorias do sentido: discursos e significações.Email: linduartepr @gmail.com. 

Maria Eliane Gomes Morais, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da UniversidadeEstadual da Paraíba (UEPB) – Campus I – Campina Grande-PB. Grupo de pesquisa: Teorias do sentido:discursos e significações. E-mail: lia_morais.jta@hotmail.com

Referências

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de língua portuguesa e contextos teóricometodológicos. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva. MACHADO, Anna Rachel. BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e Ensino. 5. Ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

BEZERRA, Maria Auxiliadora. REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: afinal, a que se refere? V. 3. São Paulo, 2013.

DUCROT, Oswaldo. Princípios de Semântica Linguística: dizer e não dizer. São Paulo, Cultrix, 1972.

FERRAREZI JR, Celso. Semântica para a educação básica. São Paulo. Parábola Editorial, 2008.

GOMES, Claudete Pereira. Tendências da semântica linguística. Ijuí: Unijuí, 2003.

GUIMARÃES, Eduardo. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. 2. Ed. Campinas - SP: Pontes, 2002.

ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica: brincando com a gramática. 7. Ed. São Paulo: Contexto, 2010.

MACÁRIO, Rosely de Oliveira. Práticas de letramento na educação de jovens e adultos: a revista como possibilidade de formação do leitor crítico. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2014. (Dissertação de mestrado profissional)

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, Clécio. MENDONÇA, Márcia. KLEIMAN, Ângela. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. 3. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação. Conhecimentos de literatura; Conhecimentos de Língua Portuguesa. In: Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba: linguagens, códigos e suas tecnologias. João Pessoa: [s.n.], 2006.

RODRIGUES, Linduarte Pereira. O apocalipse na literatura de cordel: uma abordagem semiótica. João Pessoa: UFPB, 2006. (Dissertação de mestrado)

______. Textos, discursos e sujeitos híbridos: a plasticidade cultural contemporânea à luz da teoria do habitus de Pierre Bourdieu. In: Anais do VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009. v. 1. VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa.

Downloads

Publicado

2021-09-22

Como Citar

Rodrigues, L. P. ., & Morais, M. E. G. (2021). Análise linguística na aula de língua portuguesa: caminhos possíveis. Encontros De Vista, 17(1), 86–100. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4646

Edição

Seção

Artigos