Análise linguística na aula de língua portuguesa
caminhos possíveis
Palavras-chave:
análise linguística, ensino de língua portuguesa, abordagens metodológicasResumo
Apesar de a análise linguística surgir como uma atividade complementar às de leitura, escrita e oralidade, e de possibilitar a reflexão sobre fenômenos gramaticais, textuais e discursivos, percebemos que ainda é uma prática pouco recorrente nas aulas de língua portuguesa. Diante desse contexto, o artigo propõe uma reflexão acerca da relevância de se trabalhar com a análise linguística a partir do que sugere os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio do Estado da Paraíba (RCEM-PB, 2006), e enfatiza os caminhos metodológicos que esse documento apresenta ao orientar a prática de análise linguística atrelada ao trabalho com a leitura e a escrita. Para tanto, apoia-se também em estudos desenvolvidos por Bezerra (2007), Bezerra & Reinaldo (2013), Mendonça (2006) entre outros. A pesquisa permite compreender que as orientações acerca da prática de análise linguística, trazidas pelos referenciais que orientam o Ensino Médio na Paraíba, são de grande relevância e contribuem para que tenhamos um ensino de língua portuguesa eficiente, uma vez que o trabalho com a análise linguística possibilita uma reflexão sobre o funcionamento da língua/linguagem, em suas várias dimensões, permitindo que o discente se coloque como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem.Downloads
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