Homogeneização, escrita autodiegética e os protótipos de cidade N'O corpo em que nasci de Guadalupe Nettel
Palavras-chave:
homogeneização, escrita autodiegética, cidadeResumo
O presente artigo tem por finalidade de discutir três temáticas recorrentes na literatura contemporânea: a homogeneização, a escrita de si e os protótipos de cidades inseridos nas próprias cidades. Para tal análise, foi utilizado o romance O corpo em que nasci, da escritora mexicana Guadalupe Nettel. As discussões giram em torno de questões do cotidiano da história autobiográfica que a autora narra, como as discussões sobre um desenvolver de um corpo cerceado por olhares homogeneizantes, ser uma autora relativamente jovem e escrever um romance autobiográfico e como são construídas “microcidades”, qual a função delas dentro de uma cidade maior. Para tal foram utilizadas as teorias de Foucault (1991), no tocante às violências veladas; Molloy (1996), Lejeune (2008) e Segre (1985), no que diz respeito à escrita de autoficção; e Sarlo (2014), Oliveira (2004), Sennett (2003) entre outros ao que se refere às interpretações dos protótipos de cidade que aparecem no romance de Nettel.Downloads
Referências
BARTHES, R. A Lover’s Discourse, trad. Richard Howard, Nova York, Hill & Wang, 1978.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis: Vozes, 1991.
LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. (Org.) Noronha, J. M. G.; (Trad) Noronha, J. M. G. e GUEDES, M. I. C.- Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
LYNCH, K. A imagem da cidade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
MOLLOY, S. Acto de Presencia: La escritura autobiográfica em Hispanoamérica. México, D.F.: El Colégio de México y Fondo de Cultura Económica, 1996.
NETTEL, G. O corpo em que nasci. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.
OLIVEIRA, L. A. Um corpo estranho: Civilização e Pós-humanismo. In: NOVAES, A. (org.). Civilização e Barbárie. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SARLO, B. A cidade vista: Mercadorias e cultura urbana. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
SEGRE, C. La Ficción Literaria. Disponível em <http://sisbib.unmsm.edu.pe/bibvirtual/libros/literatura/lect_teoria_lit_i/Ficcion_literaria.htm>. Acesso em 6.3.2016.
SENNETT, R. Carne e Pedra: O corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: Record, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.