Concepções de linguagem
uma análise preliminar do discurso docente e das práticas em sala de aula
Palavras-chave:
Concepções de linguagem, práxis pedagógica, ensino de Língua PortuguesaResumo
Três são as principais concepções de linguagem elaboradas ao longo da história, conforme Soares (1986), Weedwood (2002) e Geraldi (2004). Tais concepções influenciaram os documentos oficiais no que tange o ensino de língua materna ao longo da história da educação no Brasil. Para a elucidação de cada uma delas, recorreu-se principalmente às obras de Koch (2003), de Bakhtin/Volochínov (2006) e Saussure (2006). Este trabalho busca analisar como tal (is) concepção(ões) se apresenta(m) no discurso docente e, preliminarmente, se ela(s) se sustenta(m) em sua prática pedagógica, no intuito de, em estudos posteriores, dar continuidade a essa pesquisa. A metodologia utilizada, de cunho qualitativo, consiste num questionário aberto e na observação das aulas de dois professores do Ensino Médio (EM), de instituição pública de ensino. Os resultados iniciais revelam que os professores ainda se ancoram numa perspectiva estrutural, e, em suas práticas pedagógicas, predomina uma visão instrumental de língua.Downloads
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