Concepções de linguagem

uma análise preliminar do discurso docente e das práticas em sala de aula

Autores

  • Renato Gabriel Bezerra Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Tatiana Simões e Luna Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palavras-chave:

Concepções de linguagem, práxis pedagógica, ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Três são as principais concepções de linguagem elaboradas ao longo da história, conforme Soares (1986), Weedwood (2002) e Geraldi (2004). Tais concepções influenciaram os documentos oficiais no que tange o ensino de língua materna ao longo da história da educação no Brasil. Para a elucidação de cada uma delas, recorreu-se principalmente às obras de Koch (2003), de Bakhtin/Volochínov (2006) e Saussure (2006). Este trabalho busca analisar como tal (is) concepção(ões) se apresenta(m) no discurso docente e, preliminarmente, se ela(s) se sustenta(m) em sua prática pedagógica, no intuito de, em estudos posteriores, dar continuidade a essa pesquisa. A metodologia utilizada, de cunho qualitativo, consiste num questionário aberto e na observação das aulas de dois professores do Ensino Médio (EM), de instituição pública de ensino. Os resultados iniciais revelam que os professores ainda se ancoram numa perspectiva estrutural, e, em suas práticas pedagógicas, predomina uma visão instrumental de língua.

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Biografia do Autor

Renato Gabriel Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduado em Licenciatura em Letras pela UFRPE e professor da educação básica.

Tatiana Simões e Luna, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Professora do Departamento de Educação da UFRPE e doutoranda em Linguística pela UFPE.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

Bezerra, R. G. ., & Luna, . T. S. e . (2021). Concepções de linguagem: uma análise preliminar do discurso docente e das práticas em sala de aula . Encontros De Vista, 16(2), 36–58. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4662

Edição

Seção

Artigos