Alteridade e existencialismo no Livro do Desassossego de Fernando Pessoa
Palavras-chave:
Livro do desassossego, Fernando Pessoa, existencialismo, alteridade, outredadeResumo
O presente trabalho mergulha nas páginas do Livro do Desassossego, na sua condição de livro emparentado com a autobiografia, na busca da relação de Fernando Pessoa com a alteridade. Tema inevitavelmente relacionado à sua vida e obra, já que ele mesmo escolheu ser Outros nas suas profusas páginas mediadas por tantos alter egos, mais divulgados como heterónimos. Um penteado fino nas suas linhas, no intuito de descobrir antecipações do que Sartre ofereceria ao mundo da cultura – alguns anos mais tarde – como existencialismo. Acreditamos poder desentranhar na obra um Fernando Pessoa em conflito com a possível relação como o Outro. Sua vida voluntariamente(?) ascética, como um ato sacrificial da cotidianidade; numa severa disciplina de educar o espírito e o entendimento para a percepção do mundo e a construção de uma obra que transcendesse a insignificância existencial a que (segundo o seu entendimento) os humanos estamos condenados. Descobrimos, em várias passagens, um Pessoa desgostoso, e até cruel, com a humanidade e consigo próprio. E em outros, um Pessoa a se desmanchar de ternura por um simples gesto de atenção ou condescendência do próximo. Especial atenção foi colocada na dificuldade marcada de encarar o Olhar do Outro, presente de maneira manifesta nesta obra, como antecipando o que, em O ser e o nada, Sartre colocaria como nossa instancia constitutiva do ser.Downloads
Referências
COELHO, Antonio Pina. Os Fundamentos Filosóficos da Obra de Fernando Pessoa, Vol. I. Lisboa: Editorial Verbo, 1971,
PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego. Companhia das Letras. Organização Richard Zenith. (Versão digital)
________________. “Tabacaria”. Obra poética: volume único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 362-366.
SARTRE, Jean-Paul. A Náusea. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
________________. El ser y la nada, 3 vols., Iberoamericana, Buenos Aires, 19461, 2a ed., 1954 (Versão digital).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.