Ensino de gêneros textuais escritos
um estudo de caso de uma professora de língua portuguesa do ensino médio
Palavras-chave:
ensino, escrita, gêneros textuaisResumo
Os gêneros textuais vêm sendo objeto de estudo de muitos pesquisadores no Brasil, por serem ferramentas indispensáveis ao ensino de língua. É através dos gêneros que as práticas de linguagem materializam-se nas atividades dos aprendizes (SHNEUWLY e DOLZ, 2008). Assim, torna-se necessário compreender as concepções docentes que subjazem a prática de ensino de gêneros escritos. Foi pensando no agir docente e na problemática do ensino de escrita, em nossa sociedade, que surgiu o nosso interesse em investigar como os gêneros textuais escritos são concebidos e explorados pelos professores do Ensino Médio. Tomamos como corpus para análise uma entrevista com uma professora de uma escola pública de um município paraibano e as atividades planejadas e aplicadas por ela em turmas de 3º ano do Ensino Médio, tratando-se, assim, de um estudo de caso com análise documental. Os eixos teóricos da investigação partem dos trabalhos de Bakhtin (1997); Marcuschi (2008); Garcez (2001); Beth Marcuschi, (2010), que abordam as questões relativas ao ensino de escrita de gêneros, bem como as reflexões teóricas de Bronckart (2006); Machado (2007); Medrado (2011); Lousada (2006) que focalizam o trabalho do professor à luz do Interacionismo Sociodiscursivo. As discussões presentes nesse estudo contribuem não só para a análise sobre a concepção de gênero presente no dizer da professora, mas também para refletir sobre o trabalho docente, o fazer, o pensar e o agir do professor, a partir de atividades elaboradas e propostas por ele, utilizando os gêneros como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem da escrita.Downloads
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