Cultura e léxico na obra machadiana
Palavras-chave:
cultura, léxico, machadoResumo
Este trabalho tem por pretensão analisar o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas para compreender o modo como Machado de Assis dialoga sua ficção com a realidade brasileira e o modo como ressalta o vocabulário dos personagens como ferramenta de contextualização histórica. Como modo de organizar a pesquisa, o trabalho é estruturado no enfoque do seguinte problema: “Como o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas pode representar e documentar sua época?”. Considerando a importância da linguagem na interação/comunicação do homem com o social, esta análise tem como objetivos abordar a influência da linguagem nas falas dos personagens do romance citado e perceber a importância do papel do autor em situar sua obra no “tempo e no espaço”, como o próprio Machado afirmou ao discorrer sobre romance e linguagem no seu texto “Instinto de Nacionalidade”. A metodologia da pesquisa é bibliográfica, pois parte da análise do corpus que é o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, da análise do texto “Instinto de Nacionalidade”, da análise dos livros Machado de Assis vida e obra – Aprendizado, Machado de Assis vida e obra – Ascensão, ambos de JÚNIOR (2008), e também do livro Machado de Assis escrito por AGRIPINO (1960). Espera-se com esta investigação relacionar literatura e história para apresentar como a literatura permite conhecer uma época. Por fim, pode-se concluir que Machado estava envolvido com questões do seu tempo e apresentava isso de forma irônica ao seu leitor.Downloads
Referências
ASSIS, Machado. Notícia da atual literatura brasileira. Instinto de Nacionalidade. Disponível em <http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/critica/mact25.pdf> acesso em 21 de jun. de 2015.
______. Memórias Póstumas de Brás Cubas. 27ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1999.
GRIECO, Agripino. Machado de Assis. 2ª ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1960.
GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia; ALMEIDA, Anita Correia Lima de. Para Conhecer Machado de Assis. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
JÚNIOR, R. Magalhães. Machado de Assis Vida e Obra – Aprendizado. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2008, v.1.
______. Machado de Assis Vida e Obra – Ascenção. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2008, v. 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.