Caçadas de Pedrinho e a formação crítica, ideológica e perceptiva do leitor literário
Palavras-chave:
educação, literatura infanto-juvenil, Caçadas de Pedrinho, monteiro lobatoResumo
Este trabalho procura analisar a produção de Monteiro Lobato pondo em paralelo a obra do ficcionista/crítico à do escritor de literatura infanto-juvenil com intuito de legitimar o valor e a atualidade das suas ideias pedagógicas. Sendo assim, a análise busca, de modo geral, investigar o projeto literário infantil de Lobato como ferramenta de formação e humanização. Apontaremos que é na busca de uma linguagem mais coloquial e da inserção do universo rural que o autor cria uma literatura de acordo com a cara e a realidade brasileira, se apropriando de aspectos culturais e interdisciplinares. Assim, evidenciaremos que a literatura lobateana se faz manancial de aprendizado devido ao trabalho realizado através da linguagem capaz de mediar a realidade, reinventar o contexto e possibilitar inúmeras significações, de modo que, sem engano, é considerado o principal exercício para a formação do leitor, a fim de fazê-lo compreender a realidade. Posto isto, será Caçadas de Pedrinho o principal foco desta análise, de modo que buscaremos pensar as ideias sobre educação e os recursos estéticos usados por Monteiro Lobato para tornar o texto literário um método didático estimulante e, portanto, eficiente para o desenvolvimento do espírito crítico na criança. Para tanto, além de ideias do próprio autor, utilizaremos como fundamentação teórica o pensamento de Antonio Candido (1980), Marisa Lajolo (1999), Regina Zilberman (2004) entre outros estudiosos da Literatura, da Pedagogia e da Fortuna Crítica de Monteiro Lobato, apresentando, assim, uma discussão que revele como a teoria pedagógica lobateana torna a literatura um recurso didático.Downloads
Referências
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