Caçadas de Pedrinho e a formação crítica, ideológica e perceptiva do leitor literário

Autores/as

  • Wilck Camilo Ferreira de Santana Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

educação, literatura infanto-juvenil, Caçadas de Pedrinho, monteiro lobato

Resumen

Este trabalho procura analisar a produção de Monteiro Lobato pondo em paralelo a obra do ficcionista/crítico à do escritor de literatura infanto-juvenil com intuito de legitimar o valor e a atualidade das suas ideias pedagógicas. Sendo assim, a análise busca, de modo geral, investigar o projeto literário infantil de Lobato como ferramenta de formação e humanização. Apontaremos que é na busca de uma linguagem mais coloquial e da inserção do universo rural que o autor cria uma literatura de acordo com a cara e a realidade brasileira, se apropriando de aspectos culturais e interdisciplinares. Assim, evidenciaremos que a literatura lobateana se faz manancial de aprendizado devido ao trabalho realizado através da linguagem capaz de mediar a realidade, reinventar o contexto e possibilitar inúmeras significações, de modo que, sem engano, é considerado o principal exercício para a formação do leitor, a fim de fazê-lo compreender a realidade. Posto isto, será Caçadas de Pedrinho o principal foco desta análise, de modo que buscaremos pensar as ideias sobre educação e os recursos estéticos usados por Monteiro Lobato para tornar o texto literário um método didático estimulante e, portanto, eficiente para o desenvolvimento do espírito crítico na criança. Para tanto, além de ideias do próprio autor, utilizaremos como fundamentação teórica o pensamento de Antonio Candido (1980), Marisa Lajolo (1999), Regina Zilberman (2004) entre outros estudiosos da Literatura, da Pedagogia e da Fortuna Crítica de Monteiro Lobato, apresentando, assim, uma discussão que revele como a teoria pedagógica lobateana torna a literatura um recurso didático.

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Biografía del autor/a

Wilck Camilo Ferreira de Santana, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduando em Licenciatura em Letras para dupla habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas respectivas literaturas, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, e bolsista voluntário do projeto de pesquisa Monteiro Lobato: literatura e fantasia ilustram e formam novos leitores, cadastrado na base CNPq.

Citas

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1980.

CAVALHEIRO, Edgard. Monteiro Lobato: vida e obra. Edição da Companhia Distribuidora de Livros, especialmente para a Companhia Editorial Nacional – São Paulo, 1955.

LAJOLO, M. Do Mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. São Paulo: Ática, 1999.

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______. A barca de Gleyre. 8.ed. São Paulo: Brasiliense, 1957. v.11, t.1. (2ª série).

______. Caçadas de Pedrinho, O Saci, Memórias da Emília. 5.ed. Ilustr. Manoel V. Filho. São Paulo: Brasiliense, 1973.

______. Emília no país da gramática. 10.ed. São Paulo: Brasiliense, 1978.

______. Histórias de Tia Nastácia. 31.ed. Ilustr. Manoel V. Filho. São Paulo: Brasiliense, 1994.

______. O Sacy-Pererê: resultados de um inquérito. São Paulo: Secção de Obras de “O Estado de São Paulo”, 1918. (fac-símile).

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PALO, Maria José; OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura infantil: a voz da criança. São Paulo: Ática, 2006.

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a Literatura Infantil Brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Santana, W. C. F. de. (2021). Caçadas de Pedrinho e a formação crítica, ideológica e perceptiva do leitor literário. Encontros De Vista, 18(2), 72–80. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4680

Número

Sección

Artigos