O palco e o alvo
espaço urbano e ação em O matador, de Patrícia Melo
Palavras-chave:
Patrícia Melo, O matador, espaço urbano, ação, violênciaResumo
O presente artigo tem a intenção de observar dois elementos que se destacam no romance O matador, de Patrícia Melo: o espaço urbano e a ação. A proposta é de que o olhar se volte e perceba o fato que o espaço urbano na narrativa supracitada desempenha uma função além da meramente paisagística; ao contrário, o espaço aqui se apresenta como um personagem que emoldura e ambienta a ação dos personagens principais da trama. As ações do personagem Máiquel - quase sempre orquestradas pelo meio social e suas paisagens – suscitam uma discussão sobre a violência sistêmica presente na narrativa, que parte do interior do protagonista até misturar-se ao ambiente caótico da cidade. Dessa forma, a obra de Patrícia Melo nos faz repensar o lugar na literatura, bem como o lugar da literatura contemporânea na (des)construção do cânone literário. Para embasar a referida discussão sobre a obra, serão utilizadas as ideias de Beatriz Resende, Paloma Vidal e Karl Schollhamer, principalmente, para que nos aproximemos o máximo possível da crítica à literatura dita irrepresentável.Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. A degradação do espaço. In: O discurso e a cidade. São Paulo: Duas cidades, 1993.
GOUVEIA, Arturo. Ciclos de Mariana: literatura e violência pós 64. João Pessoa: ideia, 2012.
GUINZBURG, Jaime. Violência e forma em Hegel e Adorno. In: Revista Brasileira de Literatura Contemporânea, São Paulo, n 16, p. 01- 237. 2010.
MELO, Patrícia. O matador. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da palavra: Biblioteca Nacional, 2008.
ROMERO, José Luis. América Latina: as cidade e as ideias. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009
SARLO, Beatriz. A cidade vista: mercadorias e cultura urbana. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
SCHWARZ, Roberto. As idéias fora do lugar. In: Ao vencedor as batatas. 3 ed. São Paulo: Duas cidades, 1988.
SCHOLLHAMMER, K. E. Além ou aquém do realismo do choque?. In: Literatura e realidade. OLINTO, H. K. & SCHOLLHAMMER, K. E. Rio de Janeiro: 7 letras, 2011.
WIEVIORKA, Michel. O novo paradigma da violência. In: Tempo social. São Paulo: USP, S. Paulo, 9(1): 5-41, maio de 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.