Memória e representação ficcional em O enigma de QAF, de Alberto Mussa
Palavras-chave:
memória, ficção contemporânea brasileira, Alberto Mussa, O enigma de QafResumo
O escritor carioca Alberto Mussa é um dos mais importantes autores da Ficção Contemporânea Brasileira. Vencedor e finalista de diversas premiações literárias, sua obra já foi publicada em 17 países e traduzida para mais de 15 línguas. Dentre suas obras mais importantes, encontra-se o romance O enigma de Qaf, que se inspira na literatura e cultura árabes a fim de propor uma série de especulações a respeito do estatuto da memória e da representação ficcional. O presente artigo se propõe a empreender uma leitura geral do romance a partir de considerações sobre memória e representação romanesca. Deste modo, procura-se salientar por que O enigma de Qaf é considerado um romance que destoa das características gerais do panorama da prosa ficcional contemporânea brasileira, tanto em sua relação com as abordagens da memória, quanto em relação ao compromisso, por parte da obra analisada, com a especulação filosófica e linguística acerca do ficcional.Downloads
Referências
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Minhas: tempo e memória. O eixo e a roda: revista de literatura brasileira, v. 6, 1988.
DALCASTAGNÈ, Regina. Imagens da mulher na narrativa brasileira. O eixo e a roda: revista de literatura brasileira, v. 15, 2007.
FARIAS, Sônia Lúcia Ramalho de Farias. O sertão de José Lins do Rego e Ariano Suassuna: espaço regional, messianismo, cangaço. Recife: UFPE, 2006.
MAGRIS, Claudio. O romance é concebível sem o mundo moderno? In: MORETTI, Franco. A cultura do romance. São Paulo: Cosacnaify, 2009.
MUSSA, Alberto. O enigma de Qaf. Rio de Janeiro: Record, 2004.
MORETTI, Franco. O romance: história e teoria. Revista Novos Estudos Cebrap, n. 85, 2009.
PELLEGRINI, Tânia. Despropósitos: estudos de ficção brasileira contemporânea. São Paulo: Fapesp, 2008.
ROSSET, Clément. O real e seu duplo: ensaio sobre a ilusão. 2a.ed. rev. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
WEINRICH, Harald. Lete: arte e crítica do esquecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.