Drummond, a cidade sem problemas
Palavras-chave:
Drummond, cidades, linguagensResumo
Este artigo tem por objetivo investigar o espaço configurado por Carlos Drummond de Andrade no poema “Retrato de uma cidade”, do livro Discurso de primavera – e algumas sombras, publicado em 1977. Primeiro, disseca-se a narrativa do poema que diz respeito a um tipo de cidade específico em Drummond (BISCHOF, 2005), a cidade aberta e desejável. Em seguida, desenvolve-se uma reflexão acerca da linguagem transparente (MALARD, 2005) com que se configura a narrativa, numa comparação comoutros tipos de linguagens (‘fechadas’) que configuram outras cidades em Drummond – por exemplo, a cidade temível em oposição à cidade desejável. A partir desses pressupostos, discute-se com base nas reflexões urbanísticas de Lynch (2011) e nas reflexões entre literatura e geografia de Moretti (2003) como tais dimensões, urbanísticas e geográficas, configuram, no poema, um espaço unitário, sem fissuras, e remetem, simultaneamente, a um espaço tanto físico como simbólico, atravessado por uma interpretação de Drummond da cultura carioca no seu todo. Conclui-se que a cidade representada, o “Outro” no poema, é vivenciada pelo eu-lírico como forma de conhecimento desse Outro, forma crítica baseada na noção de ‘desarraigamento’ proposta por Sennett (2003) - em que o ser se abre à recepção de estímulos externos em vez de se proteger de tais estímulos. É nessa abertura à recepção de estímulos externos que o eu-lírico vivencia o espaço urbano em sua unidade física e simbólica.Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
CANDIDO, Antonio. Varios Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
MALARD, Letícia. No vasto mundo de Drummond. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
MORETTI, Franco. Atlas do romance europeu: 1800-1900. São Paulo: Boitempo, 2003.
SARLO, Beatriz. A cidade vista: mercadorias e cultura urbana. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
SENNET, Richard. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: Record, 2003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.