Leitura, sonho e imaginação

o universo das fábulas e o letramento literário

Autores

  • Eduarda Ferreira de Vasconcelos Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

projeto de intervenção, fábulas, aprendizagem, leitura

Resumo

Este artigo tem como finalidade realizar uma mediação em sala de aula através de um projeto de intervenção que incentive a leitura e promova o acesso ao texto literário. A partir da utilização de fábulas, busca-se o aprimoramento de três aspectos de aprendizagem: o desenvolvimento da oralidade, a capacidade de realização de leitura do texto literário e a expansão da competência escrita dos alunos. As fábulas utilizadas como corpus foram: A cegonha e a raposa e A vitória é do mais sabido, de Pedro Bandeira; A cigarra e a formiga e O leão e o ratinho, de La Fontaine, A lebre e a tartaruga, de Esopo, e, O leão e o camundongo, de Jerry Pinkney. Realizou-se uma revisão da literatura a propósito do tema, utilizando-se a obra A psicanálise dos contos de fadas, de Bruno Bettelheim, além dos marcos legais que versam sobre o tema, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. A metodologia de ensino escolhida para a aplicação da mediação foi a interacionista, com vistas a alcançar uma melhor dinamicidade entre aluno e professor. Como resultado, espera-se que os alunos passem a ler cotidianamente, melhorando suas performances na escrita e desenvolvendo uma melhor oralidade.

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Biografia do Autor

Eduarda Ferreira de Vasconcelos, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduada no curso de Licenciatura em Letras – Habilitações Português-Espanhol – da UniversidadeFederal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Referências

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

Ferreira de Vasconcelos, E. . (2021). Leitura, sonho e imaginação: o universo das fábulas e o letramento literário. Encontros De Vista, 20(2), 3–9. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4707

Edição

Seção

Artigos