A busca pela beleza eterna

notas narcisistas em o Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde

Autores

  • Amanda Moury Fernandes Bioni Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palavras-chave:

sequência didática, letramento literário, psicanálise, mitologia

Resumo

O presente artigo propõe um projeto de intervenção didática voltada à disciplina de Literatura. A partir de uma abordagem contextualizada, e em conformidade com os fundamentos legais antevistos nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM, busca-se resgatar a especificidade do texto literário, conforme reconhecido nas obras de Antonio Candido, Ezra Pound e Arturo Gouveia. Como metodologia adotada para sua execução, sugere-se a utilização da prática dialógica, seguida de sequências didáticas, conforme preconizam Dolz e Schneuwly, a partir das quais busca-se oferecer uma experiência de leitura do romance O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Em consonância com a perspectiva de letramento literário proposta por Roxane Rojo e Rildo Cosson, a presente iniciativa pedagógica dialogará, também, com conceitos relativos à mitologia e psicanálise, conforme estabelecidos por Eudoro de Sousa,André Jolles, Mircea Eliade, K.K. Ruthven, Sigmund Freud e Alexandre Lowen. Como resultados, esperase resgatar uma modalidade de ensino da Literatura que priorize a especificidade estética da obra, evidenciando a importância de os alunos serem percebidos como agentes histórico e cultural.

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Biografia do Autor

Amanda Moury Fernandes Bioni, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Mestranda em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Desenvolvepesquisa intitulada “A ficcionalização lírica nas cosmovisões de Cecília Meireles e Florbela Espanca:circunstâncias especulares”, na qual investiga a disposição dos mundos imaginários das poetas porintermédio do sujeito lírico.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

Moury Fernandes Bioni, A. . (2021). A busca pela beleza eterna: notas narcisistas em o Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Encontros De Vista, 20(2), 10–21. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4709

Edição

Seção

Artigos