A busca pela beleza eterna
notas narcisistas em o Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde
Palavras-chave:
sequência didática, letramento literário, psicanálise, mitologiaResumo
O presente artigo propõe um projeto de intervenção didática voltada à disciplina de Literatura. A partir de uma abordagem contextualizada, e em conformidade com os fundamentos legais antevistos nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM, busca-se resgatar a especificidade do texto literário, conforme reconhecido nas obras de Antonio Candido, Ezra Pound e Arturo Gouveia. Como metodologia adotada para sua execução, sugere-se a utilização da prática dialógica, seguida de sequências didáticas, conforme preconizam Dolz e Schneuwly, a partir das quais busca-se oferecer uma experiência de leitura do romance O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Em consonância com a perspectiva de letramento literário proposta por Roxane Rojo e Rildo Cosson, a presente iniciativa pedagógica dialogará, também, com conceitos relativos à mitologia e psicanálise, conforme estabelecidos por Eudoro de Sousa,André Jolles, Mircea Eliade, K.K. Ruthven, Sigmund Freud e Alexandre Lowen. Como resultados, esperase resgatar uma modalidade de ensino da Literatura que priorize a especificidade estética da obra, evidenciando a importância de os alunos serem percebidos como agentes histórico e cultural.Downloads
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