A crônica

uma bússola pela renovação literária na escola

Autores

  • Nathália Regina dos Santos Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

literatura, crônica, Carlos Drummond de Andrade

Resumo

O presente projeto de intervenção intenta refletir acerca do ensino de literatura no ambiente escolar e se propõe a construir práticas pedagógicas que propiciem o ato de leitura em sala de aula. Essa proposta adotará como corpus as crônicas de Carlos Drummond de Andrade, gênero marcado em suas temáticas pelas minudências do cotidiano, visando a aproximar o aluno do texto ficcional e capacitá-lo para entender como a estética dialoga com o campo histórico e social que o envolve. As metodologias utilizadas para a consecução dos objetivos serão dialógica e interacionista, de forma a proporcionar uma efetiva participação do professor e dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Os fundamentos que embasam os componentes didático-pedagógicos do projeto se pautam nas ideias de Magda Soares e Lívia Suassuna, as quais encontram como contraparte na literatura as perspectivas teóricas de Alfredo Bosi, Antonio Candido e Massaud Moisés. Espera-se que, com essa iniciativa, seja realizada uma abordagem das obras literárias que permita aos alunos extrair os ganhos oferecidos por essa expressão artística e desenvolver suas competências sociais e humanas.

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Biografia do Autor

Nathália Regina dos Santos Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduanda no curso de Licenciatura em Letras – Habilitações Português-Espanhol – na UniversidadeFederal Rural de Pernambuco – UFRPE.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

dos Santos Costa, N. R. . (2021). A crônica: uma bússola pela renovação literária na escola. Encontros De Vista, 20(2), 22–31. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4710

Edição

Seção

Artigos