Poesia marginal

leitura, produção textual e contexto histórico

Autores

  • Wedja Maria Jesus de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

leitura, produção, contexto histórico, poesia marginal

Resumo

Com o objetivo de contribuir com a inclusão da poesia marginal no currículo regular do Ensino Médio, este projeto adota como corpus poemas da antologia organizada por Heloísa Holanda e Carlos Pereira, intitulada Poesia jovem (anos 70). A partir do modelo de sequência didática prevista por Schneuwly e Dolz, busca-se realizar aulas interativas que suscitem o letramento literário através da leitura, análise e produção de poesias. Os fundamentos teóricos que direcionaram este projeto se pautaram em ideias de Norma Goldstein, nas quais a unidade do poema surge como componente essencial para sua interpretação, e de Ingedore Koch, referentes à análise do texto e a produção de sentido. Foram utilizadas também as abordagens de Glauco Mattoso, no que tange às produções poéticas marginais, e as de Antonio Candido e Cipriano Luckesi, cujas obras absorvem o ensino da literatura sob um prisma humanizador. Além desse viés teórico foram resgatados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), cujas diretrizes auxiliaram na apreensão do ensino a partir dos documentos oficiais. Como resultados esperados, este projeto corrobora a importância do ensino de poesia marginal de modo interdisciplinar, propagando a importância da leitura do texto literário e de sua produção.

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Biografia do Autor

Wedja Maria Jesus de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduada no curso de Licenciatura em Letras – Habilitações Português-Espanhol – na UniversidadeFederal Rural de Pernambuco – UFRPE.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

Jesus de Lima, W. M. (2021). Poesia marginal: leitura, produção textual e contexto histórico. Encontros De Vista, 20(2), 32–41. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4711

Edição

Seção

Artigos