Poesia marginal
leitura, produção textual e contexto histórico
Palavras-chave:
leitura, produção, contexto histórico, poesia marginalResumo
Com o objetivo de contribuir com a inclusão da poesia marginal no currículo regular do Ensino Médio, este projeto adota como corpus poemas da antologia organizada por Heloísa Holanda e Carlos Pereira, intitulada Poesia jovem (anos 70). A partir do modelo de sequência didática prevista por Schneuwly e Dolz, busca-se realizar aulas interativas que suscitem o letramento literário através da leitura, análise e produção de poesias. Os fundamentos teóricos que direcionaram este projeto se pautaram em ideias de Norma Goldstein, nas quais a unidade do poema surge como componente essencial para sua interpretação, e de Ingedore Koch, referentes à análise do texto e a produção de sentido. Foram utilizadas também as abordagens de Glauco Mattoso, no que tange às produções poéticas marginais, e as de Antonio Candido e Cipriano Luckesi, cujas obras absorvem o ensino da literatura sob um prisma humanizador. Além desse viés teórico foram resgatados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), cujas diretrizes auxiliaram na apreensão do ensino a partir dos documentos oficiais. Como resultados esperados, este projeto corrobora a importância do ensino de poesia marginal de modo interdisciplinar, propagando a importância da leitura do texto literário e de sua produção.Downloads
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