Duplicação do sujeito em dados de escrita de alunos da rede pública de ensino do Recife

Autores

  • Patrycia Siqueira Campos Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Claudia Roberta Tavares Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

escrita, português brasileiro, sujeito duplicado

Resumo

Neste artigo centramos a atenção no uso dos sujeitos duplicados (SDs) (ex.: O menino, ele brinca.) em textos narrativos produzidos por alunos recifenses do Ensino Fundamental e Médio de duas escolas: uma estadual e outra municipal. Para tanto, tomamos como hipótese norteadora que os dados de aquisição da fala do PB, por serem pouco produzidos SDs, segundo observam Gonçalves (2004) e Grolla (2000) apud Costa, Duarte e Silva (2004), serão pouco encontrados nos anos iniciais, mais produtivos nos anos intermediários, vindo a diminuírem bastante nos anos finais, por influência do avançar da escolarização. Para a realização da análise, selecionamos 10 textos do gênero estória de cada ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal, e do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de uma escola estadual. A análise embasa-se no modelo de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981, 1986) e tem como objetivo central discutir a duplicação dos sujeitos em dados escritos, levando em conta o possível distanciamento entre o conhecimento linguístico que o aluno traz para a escola e o que ele aprende. Após a análise dos dados, os resultados apontam para a pouca frequência de SDs nos anos iniciais, indo ao encontro do que é observado em alguns estudos realizados no campo da aquisição da linguagem (GONÇALVES, 2004; GROLLA, 2000 apud COSTA, DUARTE, SILVA, 2004).

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Biografia do Autor

Patrycia Siqueira Campos Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras Português/ Espanhol da Universidade Federal Rural dePernambuco.

Claudia Roberta Tavares Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora Associada 2 do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Siqueira Campos Ferreira, P. ., & Tavares Silva, C. R. . (2021). Duplicação do sujeito em dados de escrita de alunos da rede pública de ensino do Recife. Encontros De Vista, 21(1), 42–59. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4739

Edição

Seção

Artigos