Duplicação do sujeito em dados de escrita de alunos da rede pública de ensino do Recife
Palavras-chave:
escrita, português brasileiro, sujeito duplicadoResumo
Neste artigo centramos a atenção no uso dos sujeitos duplicados (SDs) (ex.: O menino, ele brinca.) em textos narrativos produzidos por alunos recifenses do Ensino Fundamental e Médio de duas escolas: uma estadual e outra municipal. Para tanto, tomamos como hipótese norteadora que os dados de aquisição da fala do PB, por serem pouco produzidos SDs, segundo observam Gonçalves (2004) e Grolla (2000) apud Costa, Duarte e Silva (2004), serão pouco encontrados nos anos iniciais, mais produtivos nos anos intermediários, vindo a diminuírem bastante nos anos finais, por influência do avançar da escolarização. Para a realização da análise, selecionamos 10 textos do gênero estória de cada ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal, e do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de uma escola estadual. A análise embasa-se no modelo de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981, 1986) e tem como objetivo central discutir a duplicação dos sujeitos em dados escritos, levando em conta o possível distanciamento entre o conhecimento linguístico que o aluno traz para a escola e o que ele aprende. Após a análise dos dados, os resultados apontam para a pouca frequência de SDs nos anos iniciais, indo ao encontro do que é observado em alguns estudos realizados no campo da aquisição da linguagem (GONÇALVES, 2004; GROLLA, 2000 apud COSTA, DUARTE, SILVA, 2004).Downloads
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