Inversão e devaneio

diálogos Leminskianos

Autores

  • Laura Alves de Sousa Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
  • Renata Pimentel Teixeira Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

Leminski, catatau, concretismo, contracultura

Resumo

A partir do “Romance-ideia” Catatau de Paulo Leminski, este ensaio aponta elementos fundamentais para a análise da presença da obra deste autor no contexto de contracultura e experimentalismo do mundo artístico brasileiro na década de 1970. Os diálogos com referências vanguardistas e concretistas são as peças para entender os deslocamentos da relação significante – significado, os atravessamentos espaço-temporais e os desafios impostos à experiência do leitor/crítico. Tendo como pano de fundo o Regime Militar autoritário (1964 – 1985) que comandou o país, a poética de Leminski destrói o senso comum que normatiza tanto a memória histórica brasileira, quanto as formas de produção e de fruição no mercado literário. Para tanto, as categorias analíticas desenvolvidas por Haroldo de Campos diante da modernidade poética de Oswald de Andrade nos servem de bússola por um percurso labiríntico que vai da Poesia Pau Brasil até uma concepção literária marginal.

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Biografia do Autor

Laura Alves de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPE, atuando em áreas de interesse comoSociologia da Arte, História da Arte, estética e política.

Renata Pimentel Teixeira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco/ CampusRecife, atuando nas áreas de literatura, com ênfase em áreas como estudos culturais e dramaturgia.

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Alves de Sousa, L. ., & Pimentel Teixeira, R. . (2021). Inversão e devaneio: diálogos Leminskianos. Encontros De Vista, 21(1), 79–91. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4741

Edição

Seção

Artigos