Escola sem partido

uma virtude discursiva?

Autores

  • Dina Maria Martins Ferreira Universidade Estadual do Ceará, UECE
  • Marcos Alberto Xavier Barros Universidade Estadual do Ceará, UECE

Palavras-chave:

escola sem partido, significados discursivos, moral, ética discursiva

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os significados discursivos veiculados no cartaz do Programa Escola Sem Partido, em que consta os deveres do professor, de modo a não ser condutor de doutrinação ideológica junto aos alunos, e sim de uma postura de neutralidade partidária. Leva-se em consideração as noções de ideologia, hegemonia e poder, trazidas pela Análise de Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 1989; 2001; 2003; 2012), dialogando com outros autores que podem propiciar um embate crítico sobre linguagem e práxis social, em prol de mudanças sócio-políticas. Discutimos o projeto/programa Escola Sem Partido como um movimento no âmbito das controvérsias contemporâneas no espaço da educação. E a análise dos temas e palavras contidas no cartaz retratam como deve ser a dinâmica dos deveres do professor em sala de aula. Diante dos sentidos limitadores do papel do docente, chegamos ao questionamento sobre a ética e moral discursiva (PAVEAU, 2015) do programa em questão.

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Biografia do Autor

Dina Maria Martins Ferreira, Universidade Estadual do Ceará, UECE

1 2º pós-doutorado, em Ciências Sociais, pela Université Paris V, Sorbonne, em co-tutoria em Estudos daLinguagem, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2009-2010); 1º pós-doutorado emPragmática, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2002-2003); doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995); mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Pesquisadora do Centro de Atualidades e Cotidiano da Université Paris V, Sorbonne. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada,Universidade Estadual do Ceará. Autora de 5 livros, organização de 5 livros, capítulo de livros, artigosnacionais e internacionais. dinaferreira@terra.com.br.

Marcos Alberto Xavier Barros, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará; doutorando do Programa de PósGraduação em Linguística Aplicada, Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará. Professorde Língua e Literatura e pesquisador do contemporâneo político na perspectiva dialógica da linguagem.Autor de capítulos de livros e artigos. m_albertoxb@hotmail.com.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Martins Ferreira, D. M. ., & Xavier Barros, M. A. . (2021). Escola sem partido: uma virtude discursiva?. Encontros De Vista, 22(2), 97–110. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4765

Edição

Seção

Artigos