(RE)PENSANDO (CON)TEXTOS ATRAVÉS DE DIÁLOGOS FEMINISTAS COM CRIANÇAS NA BIBLIOTECA POPULAR DO COQUE (RECIFE-PE)

Autores

Palavras-chave:

Diálogos feministas. Biblioteca Popular do Coque. Livro infantojuvenil. Feminismo interseccional e descolonial.

Resumo

Este artigo é decorrente de uma experiência de mediação de leitura de um livro infanto-juvenil no âmbito de um projeto extensionista coordenado pelo Grupo XXX. Nosso objetivo é refletir sobre os sentidos que as crianças criaram em torno do papel político da mulher. Para tanto, mobilizamos a discussão teórica sobre os aspectos de práticas educativas perpassadas por perspectivas decoloniais, sugerindo o texto literário enquanto potência de criação para ressignificação de contextos sociais e culturais nos quais as crianças vivem. Apontamos para a compreensão de que o encontro que o texto literário promove com o seu destinatário condiz com as nossas percepções em torno de quem é o sujeito da relação literária. Nesse caso, as crianças. Essas pertencem a uma dada realidade e ressignificam seus sentidos de mundo quando compartilham de experiências frente aos sentidos que o livro provoca.

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Publicado

2021-09-06

Como Citar

Dias, P. K. G., & Temudo, S. P. (2021). (RE)PENSANDO (CON)TEXTOS ATRAVÉS DE DIÁLOGOS FEMINISTAS COM CRIANÇAS NA BIBLIOTECA POPULAR DO COQUE (RECIFE-PE). Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 6(1), 114–125. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/2518