O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ: PERCURSOS HÍBRIDOS NA ESCRITA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Jacimara Vieira dos Santos UNEB (Universidade do Estado da Bahia)

Palavras-chave:

JORGE AMADO. CRÍTICA. LITERATURA CONTEMPORÂNEA.

Resumo

                                                                                 RESUMO: O enquadramento classificatório da obra O gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado, na Literatura Infantil, confere pouca atenção aos elementos constitutivos do romance, passando à margem da sua extensão sígnica e da pluralidade de redes interpretativas, intertextuais e configurativas que perfazem os caminhos da narrativa.A pretexto de contar uma fábula, o autor elabora uma história densa de amor entre seres antagônicos (a Andorinha e o gato) - que metaforiza importantes aspectos de teor étnico, social, cultural e filosófico - permeada por não menos importante discussão metacrítica, expressa nos Parêntesis críticos e nos Parêntesis poéticos que intitulam capítulos da obra, sinalizadores do hibridismo de gênero nela presente. Desta forma, este trabalho propõe-se a discutir tais fatores nas recombinações e intersecções da referida narrativa amadiana, dando ênfase à inscrição do romance em elementos que o vinculam à literatura contemporânea. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacimara Vieira dos Santos, UNEB (Universidade do Estado da Bahia)

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia, professora do Departamento de Educação da Universidades do Estado da Bahia, campus XIII (Itaberaba)

Referências

AMADO, Jorge. O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. 4 ed. Rio de Janeiro: Record, 1980.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria – literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto; Consuelo Fontes Santiago. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

DUARTE, Lélia Parreira. Ironia e humor na literatura. Belo Horizonte: Editora PUC Minas; São Paulo: Alameda, 2006.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução Ricardo Cruz. – Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.

RICOEUER, PAUL. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François [et al.]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Como Citar

dos Santos, J. V. (2020). O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ: PERCURSOS HÍBRIDOS NA ESCRITA CONTEMPORÂNEA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 7(1), 87–96. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/2924