O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ: PERCURSOS HÍBRIDOS NA ESCRITA CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
JORGE AMADO. CRÍTICA. LITERATURA CONTEMPORÂNEA.Resumo
RESUMO: O enquadramento classificatório da obra O gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado, na Literatura Infantil, confere pouca atenção aos elementos constitutivos do romance, passando à margem da sua extensão sígnica e da pluralidade de redes interpretativas, intertextuais e configurativas que perfazem os caminhos da narrativa.A pretexto de contar uma fábula, o autor elabora uma história densa de amor entre seres antagônicos (a Andorinha e o gato) - que metaforiza importantes aspectos de teor étnico, social, cultural e filosófico - permeada por não menos importante discussão metacrítica, expressa nos Parêntesis críticos e nos Parêntesis poéticos que intitulam capítulos da obra, sinalizadores do hibridismo de gênero nela presente. Desta forma, este trabalho propõe-se a discutir tais fatores nas recombinações e intersecções da referida narrativa amadiana, dando ênfase à inscrição do romance em elementos que o vinculam à literatura contemporânea.Downloads
Referências
AMADO, Jorge. O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. 4 ed. Rio de Janeiro: Record, 1980.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria – literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto; Consuelo Fontes Santiago. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
DUARTE, Lélia Parreira. Ironia e humor na literatura. Belo Horizonte: Editora PUC Minas; São Paulo: Alameda, 2006.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução Ricardo Cruz. – Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.
RICOEUER, PAUL. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François [et al.]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.