LUZES E SOMBRAS? ESPECTROS DA Iª REPÚBLICA NA LITERATURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
Primeira República, literatura portuguesa contemporâneaResumo
Pretendo revisitar neste ensaio as conquistas e derrotas da Primeira República Portuguesa na literatura contemporânea. A análise centra-se em três romances – Levantado do Chão, de José Saramago, Vida e Morte dos Santiagos e O Segredo de Miguel Zuzarte, de Mário Ventura – e uma peça teatral – A Maçon, de Lídia Jorge.Os textos revelam: Levantado do Chão, um desencanto irónico sobre o poder repressor da autoridade, a alienação dos mais fracos e a violência sobre classes exploradas, de modo a provar que República, mais do que uma rutura e de praxis, é uma continuação dos desacertos da Monarquia; os romances de Mário Ventura, uma combinação de ficção e factualidade que desvenda acontecimentos históricos futuros, sobretudo a sobrevivência de projetos republicanos; A Maçon, a exaltação de uma influente mulher republicana, ativista e feminista Adelaide Cabete, tornada símbolo de rebeldia e de inconformismo contra a enfraquecida visão das mulheres portuguesas na Iª República.Downloads
Referências
AA. VV. 1910. Uma antologia literária. Lisboa: Dom Quixote, 2010.
CASTRO, Zília Osório de & ESTEVES, João. Dicionário no Feminino (séculos XIX-XX). Lisboa: Livros Horizonte, 2005.
CATROGA, Fernando. O Republicanismo em Portugal. Da formação ao 5 de Outubro de 1910. Coimbra: Faculdade de Letras, 1991.
JORGE, Lídia. A Maçon. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
LETRIA, José Jorge. O Vermelho e o Verde. Lisboa: Planeta, 2010a.
LETRIA, José Jorge. Morro bem, salvem a Pátria! Lisboa: Oficina do Livro, 2010b.
MARQUES, António de Oliveira. A Primeira República Portuguesa. Lisboa: Texto Editores, Lda., 2010.
PESSOA, Fernando. Mensagem. Lisboa: Ática, 1979.
RAMOS, Rui. História de Portugal. A segunda fundação (1890-1926). Lisboa: Editorial Estampa, 2001.
RODRIGUES, Urbano Tavares. T. Recensão crítica a Vida e Morte dos Santiagos de Mário Ventura, In: Colóquio / Letras, 92, 1986, pp. 101-102.
SAMARA, Maria Alice (2007). Operárias e Burguesas. As mulheres no tempo da República. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2007.
SARAMAGO, José. Levantado do chão. 17ª edição, Lisboa: Caminho, 2008.
VENTURA, Mário. O Segredo de Miguel Zuzarte. Lisboa: Círculo de Leitores, 2001.
VENTURA, Mário. Vida e Morte dos Santiagos. 5ª edição, Lisboa: Casa das Letras/Editorial Notícias, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.