LITERACIA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM CONTEXTO ACADÊMICO: APONTAMENTOS SOBRE DIALOGICIDADE E AUTORIA
Palavras-chave:
Autoria, Ensino Superior, Texto, Dialogismo.Resumo
A esfera acadêmica, seus tipos de enunciados e o fazer científico nem sempre incentivam uma tomada de posição autoral por parte dos educandos, embora tal propósito seja agenda de todo Ensino Superior. Tendo como base a epistemologia bakhtiniana, o presente artigo revisiona e investiga a categoria de “autoria” no contexto acadêmico, problematizando, a partir da ideia de literacia e multiletramento, a forma com a qual os textos são explorados em aula. Em consonância com a filosofia dialógica da linguagem de Bakhtin e Círculo, argumentamos que a vivência de textos deve aliar-se a um projeto de devir autoral, sem o qual o fazer científico não se desenvolve. Delineamos, com isso, um deslocamento pedagógico da teoria bakhtiniana para o contexto de ensino superior.Downloads
Referências
BAGNO, M. A inevitável travessia: da prescrição gramatical à educação linguística. In: ______. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
BAKHTIN, M. M. (VOLOCHINOV, V. N.) Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. (1929). Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BAKHTIN, M. M. Teoria do romance I: A estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: ______. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016a.
BAKHTIN, M. M. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: ______. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016b.
BAKHTIN, M. M. Diálogo I. A questão do discurso dialógico. In: ______. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016c.
BAKHTIN, M. M. Diálogo II. In: ______. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016d.
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do Ato Responsável. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017a.
BAKHTIN, M. M. Por uma metodologia das ciências humanas. In: ______. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017b.
BARCA, I. Literacia e consciência histórica. Educar em revista. Curitiba, v. 22, n. Especial, 2006. Editora UFPR. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5545>
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2016.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Américo. São Paulo: Contexto, 2012.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012, p. 11-31.
SOUSA, L. D. Letramento e multiletramento. Revista e-scrita. v. 10, n. 2, 2016. Disponível em: < https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3696>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.