O ROMANTISMO EM PORTUGAL CONFORME A POESIA E A PROSA DE ALMEIDA GARRETT
Palavras-chave:
Romantismo; Almeida Garrett; Poesia; ProsaResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a obra de Almeida Garrett, delimitando as produções românticas, inclusive aquelas que apresentam algumas características neoclássicas, mas que estão vinculadas ao Romantismo em Portugal e ao contexto histórico, marcado por fortes movimentos políticos daquela época. Além disso, pretende evidenciar a vida de Garrett diante das revoluções sociais pertinentes no século XVIII até o século XIX, como também observar como isso influenciou nos seus escritos. Nesse contexto a análise recai, essencialmente, sobre a primeira e segunda gerações do Romantismo português, possibilitando uma leitura do passado – pois permite entender melhor a corrente do movimento romântico em Portugal e a importância das suas características tão valorizadas até hoje por romancistas e leitores apaixonados pela cultura do seu povo, sua nacionalidade e a intensidade com que os autores demonstravam seus sentimentos, particularidades essas presentes nos escritos.Downloads
Referências
ABDALA JR, Benjamin; PASCHOALIN, Maria Aparecida. História social da literatura portuguesa. São Paulo: Ática, 1990.
GARRETT, Almeida. Camões. 5 ed. Lisboa: Impressa Nacional, 1858. Disponível em:http://purl.pt/17/3/#/41. Data de acesso: 11 de out. 2019.
______. Viagens na minha terra. Porto Alegre: L&PM, 2012
______. Folhas caídas. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000011.pdf. Data de acesso: 05 de out. 2019.
LOURENÇO, Eduardo. Da literatura como interpretação de Portugal (De Garrett a Fernando Pessoa). In:______. O Labirinto da Saudade – Psicanálise mítica do destino português. 3 Ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1988, p. 79-118.
MOISÉS, Massaud. Romantismo (1825-1865). In: ______. A literatura portuguesa. 31 ed. São Paulo: Cultrix, 1962, p. 111-154.
______. Romantismo. In: ______. A literatura portuguesa através dos textos. São Paulo: Cultrix, 2012, p. 233-293.
______. A literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2008.
REIS, Carlos; PIRES, Maria da Natividade. Almeida Garrett e a Fundação do Romantismo Português. In: ______. História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. V: O Romantismo. Lisboa: Verbo, 1999, p. 55-100.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.