OS DESCAMINHOS DO ENCONTRO
REALISMO MARAVILHOSO E DIÁLOGO LITERÁRIO EM CEM ANOS DE SOLIDÃO E A JANGADA DE PEDRA
Palavras-chave:
Cem anos de solidão; Estudos comparados; Insólito; Jangada de Pedra; Realismo maravilhoso.Resumo
O presente trabalho tem como intuito verificar a presença do realismo maravilhoso nos romances Cem anos de solidão (1967) do colombiano Gabriel García Márquez e A jangada de Pedra (1986) do português José Saramago. Cremos que a estética real maravilhosa se constrói nas duas narrativas fazendo uso de imagens, alegorias e evocando raízes míticas que apontam o diálogo entre os continentes Americano e Europeu. Ao mesmo tempo, acreditamos que ao fazerem uso do real maravilhoso, os autores propõem uma crítica ao homem moderno e ao mesmo tempo, buscam dialogar com o futuro desse homem.Downloads
Referências
CARPENTIER, Alejo. (prólogo). In: ______. O reino deste mundo. Trad. José Manoel Lopes. São Pedro de Estoril: Edições saída de emergência, 2010, p. 11-17.
CHIAMPI, Irlemar. O Realismo maravilhoso. São Paulo: Editora perspectiva, 1980.
LOPES, Tania Mara Antonietti. O Realismo Mágico na comunhão estética entre Memorial do Convento e Cem Anos de Solidão (dissertação de mestrado). Araraquara: UNESP, 2007.
LOPES, Leandro da Silva. As intermitências da morte, de José Saramago: um ensaio alegórico da infinitude, (dissertação de mestrado). Belo Horizonte: UFMG, 2014.
OLIVEIRA FILHO, Odil José de. O Fantástico, a alegoria e a obra de José Saramago.
Caderno Semanal Digital-UERJ, Rio de Janeiro, v. 14, n° 14, 2010, p. 90-101.
MÁRQUEZ, Gabriel García. Cem anos de solidão. Trad. Eliane Zagury. 48 ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 1967.
SARAMAGO, José. A Jangada de Pedra. Lisboa: Editores reunidos Lda, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.