O DUPLO: UM ESPECTRO NO CAMINHO DE WILLIAM WILSON
Palavras-chave:
consciência, identidade, personagem fragmentária, Poe.Resumo
Este artigo se propõe a fazer uma leitura do duplo no contexto de “WilliamWilson”, conto de Edgar Allan Poe (1809-49), levando em conta não só a identidade como índice designador das particularidades de um indivíduo, mas também a consciência. Ambas funcionam como elemento que distingue o sujeito dentro de um grupo social, dando-lhe uma dimensão enquanto ser. O estudo do duplo fundamenta-se, sobremaneira, em Otto Rank, enquanto as reflexões de Bakhtin são basilares para a compreensão da identidade e da consciência, conceitos relevantes para a pesquisa.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Arte poética. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2007.
BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHINOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem:
Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1988.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BRAVO, Nicole Fernandes. Duplo. In: BRUNEL, Pierre (Org.). Dicionário de mitos literários. Trad. Carlos Sussekind et al. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997, p. 261-288.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Trad. Vera da Costa e Silva et al. 7. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.
CUNHA, Carla. Duplo. In: CEIA, Carlos. E-Dicionário de termos lierários. Disponível em:http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=778&Itemid=2. Acesso em 09 abr. 2014.
Dicionário Houaiss. São Paulo: Moderna, 2011.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Trad. Leandro Konder. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
POE, Edgar Allan. Ficção completa, poesia & Ensaios. Org., trad. Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2001.
QUINN, Arthur Hobson. Edgar Allan Poe: a critical biography. New York: Johns Hopkins, 1998.
RANK, Otto. O duplo: um estudo psicanalítico. Trad. Erica Sofia Luisa F. Schultz (Coord.). Porto Alegre: Dublinense, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.